Netsaber » Biografias

Carlos Ribeiro

(Engenheiro)
1814-1882


Frequentou a Academia Real da Marinha e depois a Escola do Exército, concluindo distintamente em 1839 os cursos de artilharia e engenharia, sendo em seguida colocado no regimento aquartelado em Elvas e no ano seguinte transferido para o Porto.

Desde muito novo que manifestou uma especial predilecção pela geologia, ciência até então muito pouco conhecida e datam da época em que esteve no Porto os seus primeiros trabalhos geológicos nos arredores dessa cidade, bem como as primeiras colecções de rochas e fósseis reunidos nas excursões que realizava.

Em 1845 foi encarregado pela "Companhia das Obras Públicas" da construção da estrada de Lisboa às Caldas da Rainha e da de Carvalhos à Ponte de Vouga, cujos trabalhos foram interrompidos devido ao movimento revolucionário de 1846.

Três anos depois, a convite do Conde de Farrobo, foi dirigir a lavra das minas de carvão do Buçaco e do Cabo Mondego, onde se manteve até 1852, época em que foi nomeado chefe da secção de minas no Ministério das Obras Públicas.

Durante a sua estadia no Buçaco conheceu Daniel Sharpe com quem manteve uma longa troca de correspondência na qual Carlos Ribeiro defendia as possibilidades da existência de carvão na parte ocidental da Beira. Desta estreita colaboração surgiram as bases do estudo estratigráfico português.

As suas funções obrigavam-lhe a percorrer uma grande extensão do país, inspeccionando e fiscalizando minas, pedreiras, etc., o que lhe permitiu proceder a vários estudos locais, que lhe proporcionaram a publicação de várias memórias sobre essas minas, jazigos metalíferos não explorados, utilização de águas, sendo especialmente notáveis os estudos feitos sobre o abastecimento das águas de Lisboa.

Além destas memórias, publicou também trabalhos sobre cartografia, geologia geral, antropologia e arqueologia pré-histórica, ciências em que foi mestre e o seu iniciador em Portugal.

Dizia Paul Choffat: "Carlos Ribeiro deve ser considerado como um discípulo de Sharpe, porque foram as publicações do sábio inglês que serviram de base aos seus estudos, tendo mantido com ele uma aturada correspondência…; mas o discípulo foi rapidamente muito além do mestre, no conhecimento da geologia portuguesa".

Segundo: "É de facto a Carlos Ribeiro, como referem F. Moitinho de Almeida e B. Carvalhosa, que cabe a glória de ter sido o primeiro geólogo, que estabeleceu de um modo geral a sucessão estratigráfica dos nossos terrenos, podendo ser considerado o fundador da estratigrafia portuguesa".

Faleceu em Lisboa, a 13 de Novembro de 1882.

Biografias Relacionadas


- Joaquim Filipe Nery Da Encarnação Delgado

Joaquim Filipe Nery da Encarnação Delgado nasceu em Elvas no dia 26 de Maio de 1835. Em 1844 entrou para o Colégio Militar, continuando os seus estudos na Escola Politécnica. Em 1856, já graduado com o posto de sub-tenente de engenharia, trabalhou no...


- Léon Paul Choffat

Nasceu este grande geólogo em Porrentruy (Suiça), a 14 de Maio de 1849. Passou a infância junto de sua família, que era oriunda de Soubey (Jura) e fez os primeiros. estudos bem como os secundários na sua terra natal. Seu pai, que era um espirito,...


- Jorge Cândido Berkeley Cotter

Nasceu este erudito geólogo no dia 19 de Dezembro de 1845. Entrou para o serviço da Nação em 1865, como coadjuvante da extinta Intendência de Obras Publicas, passando cinco anos depois, em 1870, por iniciativa de Carlos Ribeiro, a servir na Secção...


- Jacinto Pedro Gomes

Jacinto Pedro Gomes nasceu em Lisboa em 29 de Abril de 1844 e estudou em Inglaterra e na Alemanha. Em 1861 entrou na escola de minas de Freiberg completando o seu curso de engenheiro de minas em 1865. Antes de regressar a Portugal casou com Mina Elisabeth...


- Wenceslau De Sousa Pereira De Lima

Nasceu este ilustre geólogo na cidade do Porto, no ano de 1858. Seus pais pessoas abastadas, proporcionaram-lhe uma educação diversa da normalmente seguida pelos filhos de outras famílias distintas, mandando-o em tenra idade para o estrangeiro onde...