Netsaber » Biografias

Jacinto Pedro Gomes

(Engenheiro)
1844-?


Jacinto Pedro Gomes nasceu em Lisboa em 29 de Abril de 1844 e estudou em Inglaterra e na Alemanha. Em 1861 entrou na escola de minas de Freiberg completando o seu curso de engenheiro de minas em 1865. Antes de regressar a Portugal casou com Mina Elisabeth Graff, da qual teve um filho e uma filha.

Muito interessado pelas ciências naturais, consagrava os seus tempos livres à botânica e à conchiologia, mas o seu estudo principal era dedicado à geologia, principalmente, a mineralogia e a petrografia.

Em 1883 começou a trabalhar como naturalista da Secção de Mineralogia e Geologia do Museu Nacional, ao qual se dedicou totalmente até à sua morte em 1916. A sua dedicação ao Museu era enorme e aproveitava as suas viagens ao estrangeiro para adquirir novos conhecimentos e aplicá-los ao seu muito querido Museu de Lisboa. Nele se encontravam colecções de petrografia, séries mineralógicas, estratigráficas, mineralogia e a colecção de paleontologia, que disposta em ordem zoológia, foi quase totalmente obra de J. P. Gomes.

Mas era a colecção de mineralogia que mais o interessava e, assim, apesar do preço, não hesitava em adquirir minerais de grande raridade para o Museu. Era uma colecção muito elogiada pelos mineralogistas estrangeiros que o visitavam e que se admiravam de encontrar espécies que até essa altura só as conheciam pelas descrições feitas.

J. P. Gomes foi um perfeccionista na disposição dos minerais nas vitrines de maneira a despertar o interesse do público.

Durante 30 anos exerceu funções de professor das ciências geológicas e foi também encarregue da preparação dos alunos aos exames. A sua influência sobre os jovens era notória, graças aos seus estudos superiores, ao seu sentido prático e até mesmo ao seu humor jovial.

Foi membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Portuguesa das Ciências Naturais e foi nomeado por decreto ministerial, para uma Comissão consultiva que os Serviços Geológicos instituiram em 1901.

Como engenheiro ocupou-se de estudos respeitantes a diversas minas tanto em Portugal como em Espanha, mas que abandonou aquando da sua entrada no Museu Nacional, excepto o estudo referente à mina de carvão do Cabo Mondego da qual foi engenheiro consultor até à sua morte.

O seu carácter era modesto e desinteressado. Comunicava verbalmente aos seus amigos todas as observações .


Biografias Relacionadas


- Amílcar De Jesus

Professor da Faculdade de Ciências de Lisboa e do Instituto Superior Técnico, colaborador dos Serviços Geológicos e engenheiro de minas da Direcção-Geral de Minas e Serviços Geológicos. Dedicou-se especialmente à mineralogia e petrografia, tendo deixado...


- Charles Bonnet

Charles Bonnet, engenheiro de minas de nacionalidade francesa, foi presidente da 1ª Comissão Geológica criada em 21 de Dezembro de 1848, após uma proposta deste especialista para fazer a exploração geológica do país. Charles Bonnet já se encontrava...


- Orville Adelbert Derby

Geólogo e geógrafo americano nascido em Kellogsville, estado de Nova York, que trabalhou no Museu Nacional do Rio de Janeiro e realizou inúmeros estudos no Brasil, organizando as coleções de mineralogia e paleontologia. Integrou a expedição Morgan, que,...


- Joaquim Filipe Nery Da Encarnação Delgado

Joaquim Filipe Nery da Encarnação Delgado nasceu em Elvas no dia 26 de Maio de 1835. Em 1844 entrou para o Colégio Militar, continuando os seus estudos na Escola Politécnica. Em 1856, já graduado com o posto de sub-tenente de engenharia, trabalhou no...


- Vicente De Souza Brandão

Vicente de Souza Brandão nasceu em Lisboa em 19 de Agosto de 1863. Depois de se ter formado em matemática na Universidade de Coimbra, entrou no corpo dos engenheiros de minas em 16 de Março de 1889. Passou algum tempo em Paris e continuou os seus...