Annie Lennox
(Cantora)
A escocesa Annie Lennox estourou nos anos 80 como vocalista do Eurythmics. É dela o tom inesquecível de “Sweet dreams (Are made of this)”, um dos grandes hits lançados pelo grupo.
Começou sua carreira solo lançando “Diva”, em 1992, quando se revelou como compositora. O álbum, que tem dez músicas com a assinatura da artista, traz sucessos como “Little bird”, “Walking on Broken Glass ” e “ Why”, composição que rendeu a ela o prêmio Ivor Novello. Na categoria de melhor cantora, Annie Lennox acumula seis vitórias no BRIT Awards, nos anos de 1984, 1986, 1989, 1990, 1993 e 1996. A artista contribuiu ainda com “Love Song for a Vampire” para a trilha sonora do filme “Drácula de Bram Stoker”, dirigido por Francis Ford Coppola.
Depois de dar à luz a sua segunda filha, Annie se concentrou na família por algum tempo, até lançar, em 1995, o álbum “Medusa”. O primeiro concerto solo nos Estados Unidos aconteceu em 8 de setembro de 1995, no Central Park, em Nova York. O repertório do segundo disco inclui covers de Neil Young, Al Green, Paul Simon, Bob Marley, entre outros. Há releituras de “A Whiter Shade of Pale”, “Waiting in Vain”, “Something so Right” e “No More I love You's”, música pela qual a cantora ganhou um Grammy de Melhor Performance Vocal, na categoria Pop.
Em 3 de junho de 2002, Annie cantou “Sisters are Doin’ it for Themselves” e “Why”, no show em comemoração ao Jubileu de Ouro da rainha Elizabeth II, em Londres, na Inglaterra. No fim daquele ano, ela ganhou o prêmio Century do Billboard Music Awards, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Depois de vender mais de 12 milhões de cópias com os seus dois primeiros discos, Annie Lennox voltou à ativa em 2003 com “Bare”. O repertório de seu espetáculo mescla os grandes sucessos dos tempos do Eurythmics com os de sua carreira solo. No ano seguinte ela saiu numa bem sucedida turnê pelos Estados Unidos junto com Sting.
Em 2004 a cantora colaborou para a trilha sonora do filme “O Senhor do Anéis - O Retorno do Rei” com a música “Into the West” - pela qual ganhou um Oscar. Em 2005 esteve envolvida em campanhas beneficentes. Agora ela prepara seu próximo álbum, “Venus”, que deverá chegar às lojas em 2007.
Biografias Relacionadas
-
Anastacia”
Anastacia nasceu em Nova York e cresceu no meio artístico. Seu pai era cantor e sua mãe, atriz da Broadway. Após o divórcio dos pais, ela foi morar com a mãe em Chicago e logo participou de alguns videoclipes como dançarina. Mas foi no programa Club MTV...
-
Sting
Seu verdadeiro nome é Matthew Gordon Summer. Sting é uma exceção no mundo da música pop, já que alcançou o sucesso sem que isso lhe tenha prejudicado a qualidade musical. Os arranjos precisos das melodias são a sua especialidade na composição, assim como...
-
Adriana Calcanhotto
Desde seu nascimento, em 03 de outubro de 1965, Adriana Calcanhotto ouve música de qualidade. Seu pai era baterista de uma banda de jazz e bossa nova, e sua mãe, bailarina. O repertório de músicas ouvidas em sua infância era banhado de Astor Piazzola...
-
Shirley Horn
Cantora, compositora e pianista estadunidense nascida em Washington, onde passou quase toda a vida, que pelas suas canções e estilo tão pessoal de interpretação foi chamada de A diva da suavidade. De uma família de classe média afro-americana de Washington,...
-
Chico Buarque De Holanda
"O meu pai era paulista/ Meu avô, pernambucano/ O meu bisavô, mineiro/ Meu tataravô, baiano/ Meu maestro soberano/ Foi Antonio Brasileiro."
Esses são os primeiros versos da canção "Paratodos", gravada por Chico Buarque em 1993. Nela, celebrando seus...