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Matthew Murray

(Engenheiro mecânico e inventor inglês )
1765 - 1826


Engenheiro mecânico e inventor inglês nascido próximo a Newcastle-upon-Tyne, Tyne and Wear, diplomado em Leeds (1788), que aperfeiçoou e patenteou muitos dispositivos mecânicos, principalmente para a indústria têxtil e em máquinas a vapor e o projetista da primeira locomotiva de sucesso comercial (1811-1812). Figura chave no desenvolvimento dos motores de vapor de alto desempenho, na juventude foi aprendiz e trabalhou durante um tempo como um artífice de moinho. Depois (1787) se mudou para Leeds onde foi empregado como engenheiro mecânico por John Marshall para aperfeiçoar as máquinas de uma fabricante de linho, a Fenton & Company, para quem ele projetou e construiu uma máquina a vapor produtora de estamparia. Com grande prestígio como inventor, mecânico e engenheiro foi convidado por John Blenkinsop, gerente da mina de carvão da Middleton Colliery, em Leeds, para a construir uma locomotiva a vapor (1810) destinada a reduzir o custo do transporte do carvão da mina para a cidade de Leeds. Assim ele projetou o modelo de locomotiva chamado de Salamanca, homenagem a uma batalha da Guerra Peninsular, onde empregava um novo tipo de engrenagens para as rodas, rodas motrizes de engrenagens dentadas, associadas a um sistema de prateleiras A locomotiva tinha dois cilindros verticais colocados junto à coroa da caldeira com pistões que dirigiam as rodas de prateleira por varas e pinhões. Construiu quatro locomotivas baseadas neste conjunto (1912) que pesavam cerca de cinco toneladas com potência de 50 cavalos cada. Apesar dos muitos problemas mecânicos essas máquinas foram empregadas nas mina de carvão de Middleton nos vinte e cinco anos seguintes. Em sociedade com Marshall e outro engenheiro David Wood, através da empresa Fenton, Murray & Wood, continuaram a construir locomotivas a vapor para abastecer o mercado britânico, até sua morte.

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