Manoel Fernandes Figueira
(Vulto do espiritismo)
1829-1918
Nasceu no Rio de Janeiro, a 18 de dezembro de 1829 e retornou ao Plano Maior, na mesma capital aos 26 de novembro de 1918, um mês antes de completar 89 anos de idade.
A 3 de outubro de 1884, assinou a ata de fundação da Federação Espírita Brasileira, juntamente com Elias da Silva, Antonio Pinheiro Guedes, Ewerton Quadros e um pugilo de seareiros de primeira grandeza, entre os pioneiros do Espiritismo no Brasil.
Mais tarde o Prof. Fernandes Figueira fundou o Centro de Estudos Espiríticos, a 12 de dezembro de 1888, funcionando na própria FEB. Hoje esse Grupo tem o seu nome e funciona na Trav. José Bonifácio, 12, no bairro de Todos os Santos (RJ).
Tornou-se espírita quando o Major Ewerton Quadros lhe emprestou “O Livro dos Espíritos”, que de início não quis ler por preconceito. Por insistência do amigo leu e empolgou-se com a lógica e clareza dos ensinamentos ali contidos. A partir daí, Prof. Fernandes Figueira tornou-se um dos baluartes do movimento espírita no Rio de Janeiro, até os últimos instantes de sua vida terrena. O “Reformador”, revistas e jornais de sua época, falam de seus feitos em prol da propaganda espírita, encabeçando movimentos que ficaram nos anais da Doutrina.
Biografias Relacionadas
-
Prof. Américo Montagnini
Nascido na cidade de São João da Boa Vista, Estado de S. Paulo, no dia 1.o. de maio de 1897, e desencarnado em S. Paulo, no dia 29 de novembro de 1966.
Na história do Espiritismo paulista um lugar de destaque é reservado ao Prof. Américo Montagnini,...
-
José Machado Tosta
Era português, nascido na Ilha Terceira (Açores), em 29 de dezembro de 1873. Veio para o Brasil, acompanhado de seus pais, ainda muito criança. A sua desencarnação ocorreu no bairro de Marechal Hermes, no Rio de Janeiro, no dia 27 de abril de 1929.
José...
-
Djalma Montenegro De Farias
Nascido no dia 09 de outubro de 1900, em Recife, filho de conceituado educador, prof. Delmiro Sérgio de Farias e sra. Maria Leopoldina Montenegro de Farias, contraiu matrimônio em 22/12/1928 com a sra. Dulce Lira de Farias. Desse casamento não houve filhos.
Fez...
-
Alfredo Pedro D’alcântara
Era o mais velho batalhador espírita do Rio de Janeiro, atuante até onde as forças o permitiu. Desencarnou aos 92 anos de idade, no Rio de Janeiro, em 18 de setembro de 1971. O operoso confrade, nasceu em Niterói, a 3 de março de 1879.
Trabalhou na...
-
Manoel Araripe De Faria
Nasceu no dia 28 de outubro de 1879, em Fortaleza, Ceará. Foi General do Exército Nacional, formado em Engenharia militar e Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas.
Conforme sua declaração na “Revista Espírita do Brasil”, já extinta, órgão da ex-Liga...