Alfredo Pedro D’Alcântara
(Batalhador espírita)
1971-1879
Era o mais velho batalhador espírita do Rio de Janeiro, atuante até onde as forças o permitiu. Desencarnou aos 92 anos de idade, no Rio de Janeiro, em 18 de setembro de 1971. O operoso confrade, nasceu em Niterói, a 3 de março de 1879.
Trabalhou na Estrada de Ferro Central do Brasil, como telegrafista, desde os 15 anos de idade. Posteriormente desempenhou o cargo de almoxarife, cargo em que veio a se aposentar em 1931, dedicando todo o restante de sua preciosa existência terrena à Causa Espírita.
Tomou conhecimento da Doutrina ainda em plena juventude, fazendo-se desde então ardoroso profitente. Conferencista notável, jornalista emérito, escritor abalizado. Consta de sua bibliografia, dois livros: “Umbanda em Julgamento” e “Um Apóstolo Espírita”, e vários opúsculos. O primeiro colocando a Umbanda no seu verdadeiro lugar, como sincretismo religioso, de conseqüências mediúnicas, sem vinculação com o Espiritismo. O segundo, um trabalho biográfico sobre o grande médico homeopata, Dr. Guilherme Taylor March. Por sua alma generosa e ao, em favor das classes menos favorecidas, ficou conhecido em Niterói pela alcunha de “Pai dos Pobres”.
Alfredo Pedro D’Alcântara primou pela defesa doutrinária, contra qualquer linha paralela à Doutrina. Era apologista da Cultura Espírita e de cursos para ilustrar os seus profitentes. Foi membro da Liga Espírita do Brasil e do Instituto de Cultura Espírita do Brasil. Esteve à frente das grandes realizações espíritas no Rio de Janeiro, foi membro fundador e diretor de várias Instituições Espíritas, acatado e querido por todos os companheiros de Doutrina.
Biografias Relacionadas
-
Manoel Araripe De Faria
Nasceu no dia 28 de outubro de 1879, em Fortaleza, Ceará. Foi General do Exército Nacional, formado em Engenharia militar e Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas.
Conforme sua declaração na “Revista Espírita do Brasil”, já extinta, órgão da ex-Liga...
-
José Machado Tosta
Era português, nascido na Ilha Terceira (Açores), em 29 de dezembro de 1873. Veio para o Brasil, acompanhado de seus pais, ainda muito criança. A sua desencarnação ocorreu no bairro de Marechal Hermes, no Rio de Janeiro, no dia 27 de abril de 1929.
José...
-
Djalma Montenegro De Farias
Nascido no dia 09 de outubro de 1900, em Recife, filho de conceituado educador, prof. Delmiro Sérgio de Farias e sra. Maria Leopoldina Montenegro de Farias, contraiu matrimônio em 22/12/1928 com a sra. Dulce Lira de Farias. Desse casamento não houve filhos.
Fez...
-
Antonio Luiz Sayão
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 12 de abril de 1829 e retornou à Espiritualidade no dia 31 de março de 1903, próximo a completar 74 anos de idade.
Pioneiríssimo trabalhador do Espiritismo no Rio de Janeiro, quiçá do Brasil, foi um dos fundadores...
-
Manoel Fernandes Figueira
Nasceu no Rio de Janeiro, a 18 de dezembro de 1829 e retornou ao Plano Maior, na mesma capital aos 26 de novembro de 1918, um mês antes de completar 89 anos de idade.
A 3 de outubro de 1884, assinou a ata de fundação da Federação Espírita Brasileira,...