Pedro Almodóvar
(Diretor de cinema espanhol)
24-9-1951, Calzada de Calatrava, Ciudad Real, Espanha
Pedro Almodóvar iniciou sua atividade artística na área do teatro e do movimento vanguardista, em contato com as correntes artísticas alternativas do momento, nas quais ingressou por afinidade e com uma visão cinematográfica pouco usual. Transformado em estandarte da Movida Madrileña (movimento de renovação cultural lançado em Madri após a morte do ditador Francisco Franco), de 1974 a 1978 realizou filmes em Super 8, seu primeiro longa-metragem. Fazia a sonoplastia no momento da projeção. Sua carreira começou realmente com Pepi, Luci, Bom (1979-1980), ponto de partida definitivo do estilo Almodóvar, tanto na forma como no conteúdo. Nesse filme já aparecem todos os elementos característicos dos trabalhos seguintes (Labirinto de Paixões, 1982; Maus Hábitos, 1983; Que Eu Fiz para Merecer Isto?, 1984; Matador, 1986; A Lei do Desejo, 1986), que já estavam persentes em alguns de seus curtas-metragens: os irmãos, a mulher, as donas-de-casa, as relações conjugais turbulentas, a moça supermoderna, os anúncios, a música, as fotos, as janelas, os movimentos de câmara extravagantes, a paisagem urbana (Madri), os ambientes kitsch, a amizade entre mulheres, a homossexualidade, a transexualidade, a depravação, o absurdo ao estilo de Luis Buñuel. Em Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), rompeu um pouco com seu cinema anterior, mas de um modo coerente: abandonou o frívolo e o miserável e passou para o sofisticado e elegante, sem deixar de ser ele próprio, como continuou a demonstrar em filmes como Ata-me (1989), De Salto Alto (1991), Kika (1993), A Flor do Meu Segredo (1995) ou Carne Trêmula (1997). Almodóvar transformou-se no mais popular cineasta espanhol e com maior projeção internacional, ainda mais depois de Tudo sobre Minha Mãe (1999), que lhe deu o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Biografias Relacionadas
-
Steven Spielberg
Embora alcançando os maiores sucessos de bilheteria da história do cinema, a obra de Spielberg tem sido discutida do ponto de vista artístico. Sua obra-prima, rodada em preto e branco, Encurralado, deixa já antever a mestria no suspense. O primeiro sucesso...
-
Maria De Medeiros
Estreou em 1981 em Silvestre, de João César Monteiro, e recebeu muitos elogios. Tem trabalhado em Portugal (A Estrangeira, 1982) e, sobretudo, na França (Vertiges, 1985; La Lectrice, 1988; Henry and June, 1990). Dirigiu Fragment II (1988), baseado em...
-
Zé Do Caixão
Um dos grandes diretores de cinema do Brasil, José Mojica Marins foi o único cineasta a produzir filmes de horror no país. Com um estilo rude de filmar baseado na improvisação, na falta de recursos técnicos, em histórias extremamente objetivas e no uso...
-
Manoel De Oliveira
Estreou no cinema como figurante no filme Fátima Milagrosa (1929) e como diretor no documentário Douro, Faina Fluvial (1931). Como ator, participou no filme A Canção de Lisboa (1934). Aniki-Bobó (1942), o seu primeiro longa-metragem, é uma das obras mais...
-
Carlos Diegues, O Cacá Diegues
Cineasra brasileiro nascido em Maceió AL, considerado o melhor e mais popular cineasta brasileiro, tendo a liberdade como uma das características dominantes de seus melhores filmes. Ainda pequeno, sua família se mudou para o Rio de Janeiro, indo morar...