Domenico di Tommaso Bigordi, o Domenico Ghirlandaio
(Pintor da escola florentina do Renascimento )
1449 - 1494
Pintor da escola florentina do Renascimento nascido em Florença, que se destacou pela qualidade de seus afrescos, autênticas crônicas da vida contemporânea. O artista mais importante da família também adotou a alcunha de Guirlandaio, por ser seu pai Tommaso Bigordi Ghirlandaio, fazedor de coroas de flores em ouro ou prata, para adornar penteados, usadas então por homens e mulheres, e tornou-se o nome adotado por essa famosa família de artistas florentinos, chamada originalmente Bigordi.. Foi discípulo do prestigiado pintor florentino Alesso Baldovinetti, com quem estudou pintura e técnica do mosaico, mas também demonstrou em seu estilo influências de outros renascentistas italianos como Giotto, Masaccio, Andrea del Castagno e Andrea del Verrochio. Pintor de cenas religiosas, sua primeira grande empreitada foram os afrescos da vida de santa Fina, na colegiada de San Gimignano (1475). Foi escolhido (1481) para colaborar na decoração da capela Sistina, em Roma, onde pintou o painel Chamada dos primeiros apóstolos. Em Roma conheceu a arquitetura da antiguidade clássica, cujos elementos decorativos incorporou a sua pintura. Em suas últimas obras foi ajudado pelos discípulos, devido ao grande número de encomendas recebidas. Morreu em Florença e com exceção do período em que trabalhou em Roma para o Papa Sixto IV, sempre viveu em sua cidade natal, onde se transformou em um dos principais mestres da escola florentina. Não foi um inovador, mas levou o realismo à sua máxima expressão no Século XV, transformando-o numa das características dominantes dessa escola. Célebre sobretudo por seus afrescos, entre os quais se destacaram A Vocação de São Pedro e Santo André (1481-1482), sua obra prima, História e São Francisco (1485) e História e São João Batista (1485-1490), também pintou retábulos, entre os quais A adoração dos pastores (1485) e A coroação da virgem (1490). Dentre os quadros de cavalete, todos em têmpera, estão A adoração dos magos (1487) e Ancião com criança (1480). Além de afrescos e quadros de temática religiosa, pintou retratos e personagens contemporâneos, vestidos com trajes da época. Freqüentemente, trabalhou em conjunto com seus irmãos Benedetto e David. Seu filho Ridolfo Ghirlandaio, também pintor, foi discípulo do florentino Piero di Cosimo e de seus dois tios, tornando-se um excelente retratista. Um de seus principais discípulos foi o famoso pintor, escultor, poeta e arquiteto renascentista italiano, o canhoto Michelangelo Buonarroti (1475-1564).
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