Netsaber » Biografias

Abelardo Germano da Hora

(Desenhista, escultor, gravador e ceramista)
1924


Desenhista, escultor, gravador e ceramista, nasceu na Usina Tiúma, em São Lourenço da Mata, em 1924. Estudou na Escola de Belas Artes do Recife e também é formado em Direito.

Em 1942 trabalhou na oficina criada pelo industrial Ricardo Brennnand. Realizou sua primeira exposição em abril de 1948, na sede da Associação dos Empregados do Comércio do Recife: a mostra era composta de várias esculturas em concreto armado, com forte característica de crítica social muito em voga na época.

No final da década de 1940, lançou o Atelier Coletivo, que foi uma das mais importantes experiências em artes plásticas em Pernambuco.

Na década de 1950, começou a participar de exposições no exterior e foi, também, diretor da Divisão de Parques e Jardins da prefeitura do Recife, sendo autor de esculturas existentes em várias praças da cidade.

Em 1962, foi um dos fundadores do Movimento de Cultura Popular, MCP, ocasião em que lançou um álbum de desenhos "Os Meninos do Recife". Considerado um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros.

Em 1986, a convite do Instituto de Arte Contemporânea de Paris, realiza sua primeira individual foram do Brasil: no Museu Debret, da embaixada brasileira na França.

Biografias Relacionadas


- Reinaldo De Aquino Fonseca

...


- Roberto Burle Marx

Famoso paisagista brasileiro nascido em São Paulo, SP, que se tornou conhecido por dar às criações uma orientação ecológica. Ainda criança, transferiu-se com a família para o Rio de Janeiro, RJ, onde estudou pintura e arquitetura na Escola Nacional de...


- Marianne Peretti

Artista plástica brasileira nascida em Paris e radicada no Brasil, que se instruiu na Europa, no meio de escritores e artistas, ilustrou livros e revistas e, ainda em Paris, fez sua primeira exposição individual na Gallerie Mirador. Filha de mãe francesa...


- Benno Treidler

Destacou-se sobretudo como aquarelista, dedicando-se também ao magistério de arte. Estudou na Escola e na Academia de Belas Artes de Berlim com os paisagistas Ferdinand Lechner e Christian Wilberg, respectivamente. Chegou ao Brasil em 1885. Em 1890...


- Gil Vicente Vasconcelos De Oliveira

Pernambucano de Recife, iníciou-se na escolinha de Artes do Recife em 1971. Cursou Artes na Ufpe, depois ajudou a fundar a oficina Guaianases de gravura. Viajou a Paris como bolsista, premiado em vários salões nacionais. Pintor figurativo. Assina Gil...