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José de Almada Negreiros

(Escritor e pintor português)
7-4-1893, Roça Saudade, Ilha de São Tomé
15-6-1970, Lisboa


Estudou na Escola Nacional de Belas-Artes em Lisboa e, entre 1919 e 1920, em Paris. De sua atividade como escritor sobressai a colaboração nas revistas Orpheu (1915) e Portugal Futurista (1917), bem como o romance Nome de Guerra e a obra poética A Invenção do Dia Claro. Escreveu também artigos diversos em jornais e revistas, enquanto ensaísta e crítico. É, porém, sua atuação na pintura o que mais se destaca em sua produção artística, embora tenha igualmente executado vitrais, mosaicos e tapeçarias, entre outras artes plásticas. Expôs pela primeira vez em 1912 e sua obra evoluiu na segunda e na terceira décadas do século, contribuindo para a formação e para o desenvolvimento do modernismo em Portugal. Inicialmente, o desenho e a linha, elegante e estilizada, dominam por completo, tornando-se o fio condutor de seus quadros. Aos poucos, a introdução de uma luminosidade plena vai se juntando a cores primordiais e cria telas de grande força cromática. Este gênero de composição é encontrado, por exemplo, na obra que dedica à esposa e ao filho, Maternidade (1935). Durante esta fase, de grande maturidade, além de diversos quadros a óleo, como Homenagem a Lucca Signorelli, distinguem-se os magníficos painéis dos portos marítimos de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos. Nestes últimos, retrata a emigração portuguesa de forma realista e comovente, expressando-se como sempre em tons fortes e vibrantes, com predominância de amarelos e azuis. No entanto, os painéis da Rocha do Conde de Óbidos já apresentam um geometrismo de raiz cubista, que Almada irá desenvolver ao longo dos anos e que pode ser observado nos paradigmáticos retratos de Fernando Pessoa.

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