Netsaber » Biografias

Nikos Kazantzakis

(Escritor grego)
18/2/1883, Heraclion, Grécia
26/10/1957, Friburgo, Alemanha


"Não tenho nenhuma esperança. Não tenho medo de nada. Sou livre." Este é o epitáfio do poeta, novelista, dramaturgo e filósofo Nikos Kazantzakis, gravado em seu túmulo em Heraclion, na Ilha de Creta.

Para fugir da instabilidade política na ilha de Creta, os pais de Nikos Kazntzakis inscreveram-no numa escola de padres franceses na ilha de Naxos. Entre 1902 e 1906, ele estudou direito em Atenas. Nessa época começou a publicar seus primeiros textos. Em 1907, sua peça "O Dia está Raiando" foi encenada em Atenas, em meio a grande controvérsia. Em outubro deste mesmo ano, Kazantzakis mudou-se para Paris, para estudar com seu tutor, o filósofo Henri Bergson.

Na capital francesa, começou uma carreira de escritor e jornalista. Durante a década de 1930, Kazantzakis viajou por vários países da Europa, África e Ásia, como correspondente de imprensa. Escreveu muitos livros, incluindo poemas, reflexões filosóficas e comentários de viagens.

Foi correspondente estrangeiro na Espanha, cobrindo a Guerra Civil Espanhola para um jornal grego. Em 1938, depois de longa gestação, foi publicado seu poema épico "Odisséia", uma obra em mais de 30.000 versos, uma continuação da "Odisséia" de Homero.

Em 1939 foi convidado pelo Conselho Britânico para trabalhar em Londres, durante os primeiros meses da Segunda Guerra Mundial. Em 1940, Kazantzakis retornou à Grécia, onde viveu sob a ocupação alemã.

Em 1946 passou a viver na Inglaterra e depois na França, onde finalmente instalou-se na cidade de Antibes. A fama e o reconhecimento literário vieram quando as obras de Nikos Kazantzakis foram traduzidas para outras línguas e ganharam as telas de cinema em adaptações de grande projeção.

"Zorba, o Grego", foi publicado pela primeira vez em 1943 e recebeu uma versão cinematográfica em 1964, estrelada pelo ator Anthony Quinns. O filme fez um extraordinário sucesso e deu ao nome de Kazantzakis reconhecimento mundial.

Outra obra de Kazantzakis adaptada para o cinema foi "A Última Tentação de Cristo". Publicada em 1948, a obra foi levada às telas em 1998 por Martin Scorsese, causando grande polêmica pelo tratamento humano dado à figura de Cristo.

Na época de sua publicação, o romance causou a excomunhão de Kazantzakis. Em 1956 Nikos Kazantzakis recebeu o Prêmio Internacional da Paz. O escritor foi também tradutor de Dante e Goethe e de outros autores clássicos para o grego moderno.

Em 1957 fez uma viagem à China, onde adoeceu. Foi transferido para Copenhague e depois para um hospital em Freiburgo, na Alemanha, onde acabou falecendo. Seu corpo foi transladado para sua cidade natal, Heraclion, na Ilha de Creta.

Biografias Relacionadas


- Homero

Atribui-se a Homero, o maior poeta da Grécia Antiga, a autoria das obras "Ilíada" e "Odisséia", que reconstituem, com riqueza de detalhes, a civilização grega. Estima-se, que Homero tenha vivido entre os séculos 9 e 8 a.C., e o limite estipulado de...

- George Orwell

George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, em Bengala (Índia), filho de um funcionário britânico e uma francesa. Muda-se para a Inglaterra em 1911, e vai para um internato. De 1917 a 1921, estuda no Eton College, uma das mais tradicionais...

- Ernest Miller Hemingway

Jornalista estadunidense nascido em Oak Park, perto de Chicago, Prêmio Nobel de literatura (1954) que se autobiografou como um herói rude, soldado, caçador e amante impetuoso durante toda a vida, a qual aparentemente pôs fim quando não mais pôde sentir-se...

- Félix Rubén García Sarmiento, O Rubén Darío

Diplomata, escritor e poeta nicaragüense nascido em Metapa, mais tarde Ciudad Darío, Nicarágua, considerado o criador do modernismo literário em língua espanhola. Descendente de uma família tradicional, recebeu sólida formação religiosa e, ainda muito...

- Max Rudolf Frisch

Escritor suíço de expressão alemã nascido em Zurique, Suíça, cuja criação prolífica com reflexões críticas sobre os preconceitos e os convencionalismos impostos pela sociedade moderna foram tratados em peças que lhe deram sucesso internacional. Filho...