HAROLDO COSTA
(Ator)
1930-
Haroldo Costa nasceu no Rio de Janeiro, capital, em 1930. Na década de 50, entrou o Teatro Experimental do Negro. Atuou na peça "O Filho Pródigo", de Lúcio Cardoso. Por cinco anos viajou pelo mundo com a Companhia de Dança Brasiliana. Ele foi um dos fundadores, diretor artístico e bailarino dessa companhia. Em 1962, já no Brasil, protagonizou no teatro: "Orfeu do Carnaval". Fez também o "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna.
Em 1958, aos 18 anos, roteirizou e dirigiu o filme: "Pista na Grama". Fez ainda os filmes: "Cléo e Daniel", "Deu no New York Times" e "Rua Alguém 555". Em 1959 passou a trabalhar na TV Tupi do Rio de Janeiro fazendo "Vesperal Trol". Passou para a TV Continental, como diretor. Seguiu sua carreira como diretor de shows. Foi também comentarista dos desfiles de carnaval das redes Tupi, Excelsior e Manchete.
Na TV Manchete apresentou os programas "Na Passarela do Samba", "Botequim do Samba", "Feras do Carnaval", "Esquentando os Tamborins", "Jornal do Carnaval", "Debates de Carnaval". Especializou-se em samba, tanto que até hoje (2007) ao lado de Maria Augusta, ele é contratado pela Rede Globo de Televisão, para comentar o carnaval.
Haroldo Costa é também escritor. Tem sete livros publicados: "Fala Crioulo", "100 Anos de Carnaval no Rio de Janeiro", "Salgueiro: Academia do Samba", "Na Cadência do Samba", "Salgueiro: 50 Anos de Glória", "As Escolas de Lan" e "Ernesto Nazareth: Pianeiro do Brasil".
Haroldo Costa foi ainda ator de filmes e peças de teatro como: "Pluft, o Fantasminha"; "Rifa-se uma Mulher"; "Meu Pai"; "Casa de Areia". E fez participações em emissoras de TV. Fez na Manchete: "Kananga do Japão"; "Pantanal". Na Rede Globo: "Você Decide", "Chiquinha Gonzaga"; "A Diarista". E na Rede Bandeirantes: "Idade da Loba". Em 2005 Haroldo Costa interpretou ele mesmo em "Samba on Your Feet".
Biografias Relacionadas
-
Joãozinho Trinta
"O povo gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual." Considerado o maior carnavalesco de nossa história, Joãozinho Trinta é também uma figura única da cultura popular brasileira - filósofo e crítico da nossa sociedade.
Nascido numa família...
-
Carlos Alberto
Ator dos mais importantes do Brasil, durantes muito tempo fez par romântico com Yoná Magalhães. Começou, porém, no cinema e a partir de 1952 fez “Carnaval Atlântica”, “Rua Sem Sol”, “O Craque”, “Ravina”, “E Eles Não Voltaram”, “Pão de Açúcar”. Aí começou...
-
Herval Rossano
Herval Rossano nasceu em 23 de abril de 1935, em Campos dos Goitacases, ao norte do Rio. Logo percebeu que gostava de arte. Começou sua carreira, produzindo e dirigindo o espetáculo: "Uma Produção Musical de Herval Rossano. Mas ele foi também ator, por...
-
Régis Cardoso
Famoso diretor da televisão brasileira nascido no Rio Grande do Sul, que dirigiu grandes sucessos da televisão brasileira, como O Direito de Nascer, Estúpido Cupido e O Bem Amado. Filho dos atores Dario Cardoso e Norah Fontes, começou no rádio aos 14...
-
Gianfrancesco Guarnieri
Gianfrancesco Guarnieri nasceu em 06 de agosto de 1934, na cidade de Milão, Itália. Veio bem jovem, com a família para o Brasil. Logo percebeu em sim mesmo a inclinação para a arte. Fez cinema, teatro e mais tarde televisão. No teatro demonstrou enorme...