Paul Nash
(Pintor surrealista inglês. Um dos mais importantes)
1889-1946
Nasceu em Londres, em 11 de Maio de 1889;
morreu em Boscombe, Hantshire, Inglaterra em 11 de Julho de 1946.
Filho dum famoso advogado londrino, estudou, na St. Paul's School e em 1910, durante um curto período de tempo na Slade School of Art, de Londres, sendo de facto um autodidacta. A sua primeira influência foi o pintor e gravador, politicamente radical, de finais do século XVIII e princípios do século XIX, William Blake. De facto, de 1910 a 1914 deu pouca atenção ao Pós-impressionismo e aos modernos movimentos artísiticos londrinos.
No princípio da Primeira Guerra Mundial, Nash alistou-se nos Artists Rifles, e foi enviado para a frente ocidental. Em 1916 foi promovido a tenente no regimento de Hampshire, tendo sido reformado devido a um acidente em Maio de 1917. Tendo desenhado muitos esboços durante o serviço em campanha, pintou uma série de quadros, em estilo abstracto e denotando influências cubistas, sobre a guerra que foram muito bem recebidos pela crítica, quando expostos em finais do ano. Devido a esta exposição o chefe da Repartição de Propaganda de Guerra recrutou Nash como artista de guerra, tendo-o enviado de regresso à frente ocidental em Novembro de 1917, onde pintou uma nova série de quadros. Mas o trabalho não lhe agradou, já que não se considerava um artista, mas sim «um mensageiro que transmite as declarações dos combatentes para aqueles que querem que a guerra continue para sempre. A minha mensagem será fraca e inconsistente mas será verdadeira, esperando que faça arder as suas miseráveis almas».
Depois da guerra, Nash experimentou o surrealismo e o abstraccionismo, tendo passado a ensinar no Royal College of Art, trabalhando também como designer, gravador e ilustrador de livros. Em 1933 foi um dos principais impulsionadores da organização da Unit One, grupo de artistas ingleses que incluía Ben Nicholson, Barbara Hepworth e Henry Moore, e que defendia os aspectos formais da arte. Em 1936 ajudou a organizar a primeira grande exposição surrealista de Londres, a International Surrealist Exhibition, em que também participou.
Durante a Segunda Guerra Mundial Paul Nash integrou o Ministério de Informação e o da Aviação, tendo pintado o célebre Battle of Britain e Totes Meer (Mar Morto).
Biografias Relacionadas
-
Fernando Pessa
Iniciou a carreira em 1934 como locutor da então Emissora Nacional de Radiodifusão, partindo para a Inglaterra em 1939, onde trabalhou na seção brasileira e depois na seção portuguesa da BBC, em Londres, notabilizando-se pela qualidade das crônicas de...
-
Franz Xaver Winterhalfer
Nasceu em 20 de Abril de 1805, em Menzenschwand, Alemanha;
morreu em 8 de Julho de 1873, em Franqueforte.
Tendo estudo em Friburgo e em Munique, entrou no círculo das casas reais quando se tornou mestre de desenho de Sofia, futura grã-duquesa...
-
Geoffrey Hunt
Geoffrey Hunt estudou desenho gráfico nas Escolas de Arte de Kingston e Epsom entre 1966 e 1970. Depois de dois anos de actividade no sector da publicidade, tornou-se pintor e desenhador independente.
Foi director artístico do Warship Journal de 1977...
-
Cristóvão De Morais
Pintor activo em Portugal de 1551 a 1571.
Artista de provável origem castelhana, pouco se sabe da sua formação e da sua vida artística, tendo estudado possivelmente em Antuérpia. Pintou dois quadros do rei D. Sebastião. Um primeiro, assinado, e datado...
-
Thomas Saint-clair
Nasceu por volta de 1786 na Escócia.
Entrou para o exército britânico em Junho de 1800, com o posto de Ensign. Em Agosto de 1803 era alferes e no ano seguinte tenente.
Em 30 de Setembro de 1807 foi promovido a capitão, tendo feito a campanha...