Mario Navarro
(Artista Moderno)
1883 - 1931
Mário Navarro da Costa nasceu no Rio de Janeiro, em 1883. Estuda com José Maria de Medeiros e Rodolfo Amoedo, destacando-se como marinhista, no começo do século XX. Em 1914, ingressa na carreira diplomática, transferindo-se para Nápoles, onde freqüenta a Accadémia Di Belle Arti e os ateliês de Ulrico Pistilli e Attilio Pratella.
Com a Primeira Guerra Mundial, é enviado a Lisboa e participa das exposições anuais da Sociedade Nacional de Belas Artes. Permanece por um ano em Paris, onde entra em contato com o Impressionismo, Fovismo e Cubismo. Sua obra guarda vaga influência fovista, residindo na cor e na textura os pontos mais modernos de sua produção.
Em meados da década de 20, volta ao Rio de Janeiro, onde funda a Associação de Artistas Brasileiros, sendo seu primeiro presidente.
A tendência da crítica, desde há alguns anos, é lhe conceder um dos lugares mais importantes entre todos os nossos marinhistas. É o que fizeram Nogueira da Silva e Ronald de Carvalho e, mais recentemente, Celso Kelly e Pedro Caminada Manuel Gismondi. Navarro da Costa explora até o limite as nuances do movimento das águas, com um vigor que por vezes prefere a espátula ao pincel e com o domínio da técnica cromática.
Biografias Relacionadas
-
Arthur Timótheo Da Costa
Com o irmão João Timótheo, Arthur iniciou-se como aprendiz da Casa da Moeda. Ingressou na Escola Nacional de Belas Artes em 1894, tendo sido orientado por Zeferino da Costa, Rodolfo Amoedo, Henrique Bernardelli, entre outros.
Em 1907, conquistou o...
-
Estevão Roberto Da Silva
Pintor e professor, Estêvão Roberto da Silva matricula-se na Academia Imperial de Belas Artes, onde torna-se discípulo de Vítor Meirelles, Agostinho da Motta e Jules le Chevrel, em 1864. Por volta de 1880, torna-se professor no Liceu de Artes e Ofícios...
-
Antonio Diogo Da Silva Parreiras
Pintor, desenhista, ilustrador. Antônio Diogo da Silva Parreiras (Niterói RJ 1860 - idem 1937) inicia estudos artísticos como aluno livre de desenho na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1878. Entre 1883 e 1884 estuda pintura de paisagem...
-
Carlos Scliar
Carlos Scliar nasceu em 1920, Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Aos 11 anos ele já colaborava com cadernos juvenis e infantis dos jornais Diário de Notícias e Correio do Povo.
Estuda com Gustav Epstein, em Porto Alegre, em 1934, e no ano seguinte,...
-
Antonio Gonçalves
Pesquisador aplicado e artista engajado, o pintor, desenhista, gravador, escultor e professor de Artes Plásticas, Antonio Gonçalves Gomide, nasceu no ano de 1895 em Itapetininga, São Paulo.
Ao mudar-se para a Suíça, em 1913, passou a freqüentar a...