Sylvio Pinto
(Artista Plástico Brasileiro)
1918,Rio de Janeiro
1997,Rio de Janeiro
Primeiros estudos de pintura com seu pai, Bernardo Pinto da Silva (vulgo Pinto das Tintas), e no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Conheceu e se aproximou de José Pancetti, Armando Vianna, Manoel Santiago, Bustamante Sá, entre outros, cuja convivência foi fundamental para a sua formação. Obteve o prêmio de viagem à Europa no Salão Nacional de Belas Artes, em 1952. Participou da I Bienal de São Paulo, em 1951, e foi premiado em inúmeros salões e coletivas importantes a partir dos anos 50. Expôs individualmente no Brasil e no exterior. Em 1985, integrou a mostra 100 Obras Itaú, no Museu de Arte de São Paulo. Em 1993, o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, inaugurou uma retrospectiva de sua obra. Para Walmir Ayala, "Sylvio Pinto viveu todas as trepidações contemporâneas, mas não quis fazer da pintura uma bandeira de protesto ou de crítica. Preocupou-se sempre em pintar, e sua pintura tem aquele toque pulsante do coração que se confunde com a mão e o pincel, na resolução de um rastro pictórico. Os quadros de Sylvio Pinto, no máximo, refletiram estados emotivos. Foram sombrios nos tempos sombrios, depois mais luminosos. Consentiram em certas influências que o tempo se encarregará de filtrar. E finalmente chegarão a montar o mostruário mínimo e essencial, que faz a glória de qualquer pintor."
Em 1988, recebeu a medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, pelas mãos da Vereadora Neuza Amaral, com aprovação unânime dos vereadores.
Em 1989, recebeu a medalha de Honra ao Mérito na Assembléia do Rio de Janeiro pelas mãos do Deputado Cláudio Moacyr.
Em 1991, em Portugal na cidade de Constância recebeu a medalha de Honra ao Mérito da Cultura de Portugal (sabe-se que só Sylvio Pinto e Roberto Burle Max receberam essa homenagem de artes plásticas) com a presença do 1º Ministro de Portugal Cavaco Silva e seu ministério.
Em 1993, teve a honra de receber a medalha de Honra ao Mérito da Cultura de Brasília da Vice Governadora Márcia kubitschek.
Hoje os marchands cariocas Ricardo Barradas e Ubirajara Pinto,(filho do pintor)são os curadores do Projeto Sylvio Pinto - RJ.
Biografias Relacionadas
-
Oscar Pereira Da Silva
Oscar Pereira da Silva nasceu em 1867, em São Fidélis, no estado do Rio de Janeiro. Entre 1882 e 1887 estudou na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, tendo como professores Zeferino da Costa, Chaves Pinheiro, Vítor Meireles e José Maria...
-
Beniamino Parlagreco
Estudou em Nápoles orientado por Morelli e Palizzi. Em 1895 chegou ao Brasil, fixando residência no Rio de Janeiro.
Realizou pintura de gênero, paisagem, marinha e retratos. Participou das exposições gerais da Academia Imperial (de 1897 a 1901, com...
-
Benno Treidler
Destacou-se sobretudo como aquarelista, dedicando-se também ao magistério de arte. Estudou na Escola e na Academia de Belas Artes de Berlim com os paisagistas Ferdinand Lechner e Christian Wilberg, respectivamente.
Chegou ao Brasil em 1885. Em 1890...
-
Orlando Teruz
Pintor e professor, estudou na antiga Escola Nacional de Belas Artes. No Salão Nacional de Belas Artes, em que começou a participar a partir de 1924, foi um dos que lutaram pela criação de uma ala moderna, ao lado de Portinari e de Lúcio Costa. Recebeu...
-
Manoel Santiago
Manoel Santiago nasceu em Manaus, em 1897, a 25 de março. Ainda menino, inicia seus estudos de desenho e pintura, vivendo em Belém, (Pará). Em 1919, muda-se para o Rio de Janeiro e estuda na Escola Nacional de Belas Artes, sob a orientação de Chambelland...