Netsaber » Biografias

Euclides Francisco Amâncio(Bajado)

(Pintor)
1912-1996



Nome artístico do pintor Euclides Francisco Amâncio. Nasceu a 09 de dezembro de 1912, no município de Maraial, que deixou ainda criança indo residir em Catende, onde começou pintar cartazes que anunciavam os filmes em exibição no cinema da cidade.

No início da década de 1930, fixou residência em Olinda, onde continuou pintando cartazes para cinema e abrindo letreiros em casas comerciais. Depois, começaria a pintar telas, assinando esses trabalhos como "Bajado, um artista de Olinda".

Homem simples, nunca participou de qualquer movimento cultural, pintou centenas de telas retratando cenas de festas populares como o carnaval, ciranda e outras. Sua obra foi exposta no Rio de Janeiro, na Bienal de Arte Nativa de Bratislava e na embaixada do Brasil em Paris.

Nunca se ausentou de Olinda até sua morte, em 1996, e seu atelier era a casa alugada onde morava. Do pintor João Câmara sobre Bajado: "Livrou-se, portanto, do vôo do pássaro raro, livrou-se de ser pintor primitivo de festa de embaixada, com calças de veludo e cachecol de seda".

Biografias Relacionadas


- Jacob Jordaens

- Amedeo Clemente Modigliani

- Jose Antonio Da Silva

- Conde De Irajá

- Antoine Pesne