Netsaber » Biografias

George W. Bush

(Presidente dos EUA entre 2001 e 2004)
New Haven, Connecticut, em 1946


George W. Bush tornou-se presidente após a mais polêmica eleição da história dos EUA. Bush teve cerca de 500 mil votos a menos do que o democrata Al Gore. Mas ele teria três votos a mais no Colégio Eleitoral, que define a eleição, caso fosse confirmada sua vitória no Estado da Flórida.

Lá, diversos votos dados a Gore não foram computados em decorrência de problemas nas máquinas de votação em pelo menos três distritos. O governador da Flórida, Jeb Bush, irmão de George W., impôs diversos obstáculos para que os votos não fossem recontados. O caso foi à Suprema Corte dos EUA, na qual juízes nomeados por George Bush, o pai, decidiram em favor do filho.

Por causa disso, sua presidência começou sem legitimidade. Suas primeiras medidas revelaram a face mais retrógrada do conservadorismo republicano. Bush quis combater o déficit educacional pagando escolas particulares ligadas a igrejas, principalmente aquelas que o apoiaram na campanha eleitoral, em vez de lutar pelo aumento de vagas e pela melhoria das escolas públicas.

Desde os primeiros momentos de sua presidência, ele buscou a participação organizações religiosas, num claro desrespeito para com a separação constitucional entre Estado e Igreja.

Quando sua gestão caminhava para a descrença generalizada, os ataques terroristas de 11 de setembro deram-lhe um novo alento: o belicismo. Bush multiplicou os gastos com segurança e lançou o país em guerras contra o Afeganistão e o Iraque mesmo sem provas de que esses países estvam diretamente ligados aos atentados.

George W. Bush nasceu em New Haven, Connecticut, em 1946. A família se mudou para Midland, Texas, quando Bush pai foi cuidar do rendoso negócio familiar, a exploração de petróleo. George W. freqüentou as escolas públicas de Midland e se formou na Academia Andover e em Yale.

Em 1975, ele se formou em administração de empresas em Harvard. Voltando para o Texas, ele entrou para a indústria do petróleo e foi derrotado em sua primeira tentativa de ingressar no Congresso. Bush foi dirigente do time de beisebol dos Texas Rangers até concorrer ao governo do Estado em 1994.

Segundo vários autores, o sucesso financeiro da família Bush se explica em larga medida pela atuação política de seus membros, situação que permitiu aos Bush ter diversas informações privilegiadas, muito úteis no mundo dos negócios.

Os excelentes contratos que a empreiteira Halliburton, da qual o vice-presidente Dick Cheney é sócio, obteve para reconstruir o Iraque são apontados como exemplo de como os Bush, pai e filho, usam a política para ter sucesso nos negócios.

OS EUA de Bush atravessam um período de grande crescimento econômico que, curiosamente, não é capaz de absorver um grande contingente de desempregados. Os lucros se concentram nos donos do capital. Analistas sustentam que Bush, ao reduzir drasticamente os impostos pagos pelos mais ricos, contribuiu para um enorme déficit público.

A campanha presidencial de 2004 promete ser dura para o presidente que, como seu pai, teve altos índices de popularidade logo após a guerra, mas os vê caírem vertiginosamente. Em fevereiro, pesquisas apontaram que o candidato democrata, John Kerry, venceria as eleições caso elas fossem realizadas naquele momento.

Biografias Relacionadas


- Bill Clinton

Seu nome completo é William Jefferson Clinton (seu apelido foi, primeiramente, Blythe). É o segundo presidente mais jovem na história dos Estados Unidos, depois de John F. Kennedy. Foi professor no Arkansas, tendo sido eleito em 1978, aos 32 anos de idade,...

- John Quincy Adams

John Quincy Adams, o sexto presidente norte-americano, é filho do segundo presidente, John Adams, que governou o país entre 1797 e 1800. Pai e filho são os únicos presidentes norte-americanos que não nasceram no Estado da Virgínia, a maior e mais próspera...

- Rutherford B. Hayes

Não é de hoje que os republicanos perdem as eleições nos EUA no voto popular, mas acabam levando a presidência graças a conchavos obscuros. Tal como George W. Bush em 2000, Rutherford B. Hayes perdeu no voto popular em 1876. Ele só conquistou o cargo...

- Henry Kissinger

Kissinger saiu da Alemanha em 1938 e emigrou para os Estados Unidos por causa de sua origem judaica. Economista formado na Universidade de Harvard, foi conselheiro da Presidência da República desde Dwight D. Eisenhower até George Bush, ocupando-se de...

- Arnold Schwarzenegger

Como Johnny Weissmuller, Schwarzenegger impôs com êxito seu corpo de atleta em Hollywood. Com uma ambição fora do comum, modelou seu físico de modo espetacular e obteve em três ocasiões o título de Mister Universo, o maior prêmio atribuído na sua especialidade...