Netsaber » Biografias

James Buchanan





James Buchanan, foi o único presidente americano solteiro. Ele nasceu no Estado da Pensilvânia, no nortdeste do país. Formou-se em direito pela Dickinson College. Era alto, altivo e rigidamente formal com o colarinho alto que usava em volta de sua papada.

Teve uma longa carreira política antes de assumir a presidência: Esteve na Câmara dos Deputados por cinco legislaturas (cada uma dura dois anos nos EUA) e foi Senador durante uma década.

Ele se tornou secretário de Estado dos presidentes Polk (1845-1848) e ministro para a Inglaterra do presidente Pierce (1853-1856), ambos democratas. O serviço no exterior ajudou Buchanan a obter a indicação do Partido em 1856, já que isto o isentou do envolvimento nas controvérsias domésticas.

Como presidente, Buchanan considerou que a crise desapareceria caso mantivesse um equilíbrio entre as partes em suas nomeações, assim como poderia persuadir as pessoas a aceitarem a lei constitucional como interpretada pela Suprema Corte.

Estava considerando a legalidade da restrição da escravidão nos territórios. Em seu discurso de posse, o presidente se referiu à questão territorial como "uma questão de pouca importância prática", já que a Suprema Corte estava prestes a solucioná-la de forma "rápida e completa".

Dois dias depois, a Suprema Corte proferiu a sentença Dred Scott, afirmando que o Congresso não tinha poder constitucional para privar as pessoas de seus direitos de propriedade de escravos nos territórios. Os sulistas ficaram encantados, mas a decisão criou furor no Norte.

Quando os republicanos conquistaram a maioria na Câmara nas eleições legislativas de 1858, todos os projetos de lei significativos que aprovaram foram derrubados pelos votos no Senado ou por veto presidencial.

O governo chegou a um impasse. A tensão aumentou a tal ponto que, em 1860, o Partido Democrata se dividiu em alas do Norte e do Sul, cada uma indicando seu próprio candidato à presidência. Quando os republicanos indicaram Abraham Lincoln, ficou claro que ele seria eleito mesmo com seu nome não aparecendo nas cédulas do Sul. Mais populoso, o Norte do país poderia impor um presidente ao Sul, se este obtivesse apoio maciço na região.

Embora fossem herdeiros políticos do Partido Whig, conservador, os republicanos repudiavam a escravidão. Tal posição causava enorme rejeição nos Estados do sul, que apelaram para a secessão diante da vitória republicana nas eleições de 1860, desencandeando a Guerra Civil (1861-1865).

Antes de concluir seu mandato, o presidente Buchanan negou o direito legal de os Estados se separarem, mas sustentou que o governo federal não tinha como impedi-los legalmente. Ele esperava por um compromisso, mas os líderes secessionistas não quiseram um compromisso.

Então Buchanan assumiu uma posição mais militante. Com a renúncia de vários membros do gabinete, ele nomeou nortistas, e enviou a Estrela do Oeste para levar reforços para o Forte Sumter, na Carolina do Sul, o primeiro dos Estados sulistas a declarar a emancipação dos EUA. Em 9 de janeiro de 1861, o navio foi atacado e repelido.

Buchanan reverteu para uma política de inação que persistiu até que deixasse o cargo. Em março de 1861 ele se aposentou em Wheatland, seu lar na Pensilvânia.


Biografias Relacionadas


- Franklin Pierce

Franklin Pierce, o quarto presidente democrata dos EUA, nasceu em Hillsborough, no Estado New Hampshire, região da Nova Inglaterra, no nordeste do país. Freqüentou a Bowdoin College, estudou direito e entrou para a política. Seu primeiro cargo público...


- Andrew Johnson

O sucessor de Abraham Lincoln nasceu em Raleigh, capital Estado da Carolina do Norte, em 1808. Ao contrário da maioria dos presidentes, Johnson tem origem distante da aristocracia. Era dono de uma alfaiataria no Estado do Tennessee, o "volunteering state". Em...


- James K. Polk

O democrata James Polk foi o presidente americano responsável pela expansão do país rumo ao oeste, com as aquisições dos teritórios do Oregon, adquirido mediante negociações com a Inglaterra, do Novo México e da Califórnia - estes após guerra com os pobres...


- Zachary Taylor

Os Estados Unidos cvaminhavam rapidamente pra uma crise após a conquista dos territórios do Texas, Califórnia, Novo México e Oregon, durante a gestão do democrata James Polk. Os Estados que compunham o país, divididos entre escravocratas e não-escravocratas...


- Millard Fillmore

Nascido no Estado de Nova York, em 1800, Fillmore começou a vida trabalhando na fazenda de seu pai. Em 1832, ele foi admitido na ordem dos advogados e, sete anos depois, passou a praticar advocacia em Buffalo, no interior do Estado. Fillmore ocupou...