Netsaber » Biografias

Woodrow Wilson





Woodrow Wilson nasceu em 1856, na Virgínia. Seu pai foi pastor em Augusta, no Estado da Geórgia, sul do país, durante a Guerra Civil e um professor na cidade de Columbia, Carolina do Sul, durante a Reconstrução.

O jovem Woodrow sabia muito bem o que era uma guerra. Após se formar em Princeton (na época College of New Jersey) e na Escola de Direito da Universidade da Virgínia, Wilson obteve seu doutorado na Universidade Johns Hopkins e partiu para uma carreira acadêmica. Ele avançou rapidamente como um jovem professor conservador de ciência política e se tornou reitor de Princeton em 1902.

Após se eleger governador de Nova Jersey em 1910, ele foi indicado para a presidência na convenção democrata de 1912. Wilson venceu a campanha com um programa chamado "Nova Liberdade", que destacava o individualismo e os direitos dos estados.

Como o ex-presidente Theodore Roosevel (1901-1908), Woodrow Wilson via a si mesmo como representante pessoal do povo. "Espera-se que ninguém, exceto o presidente", disse ele "cuide dos interesses gerais do país".

Wilson aprovou importantes leis no Congresso. A primeira foi uma redução de tarifas, a Lei Underwood; que também criava um imposto de renda federal gradual. A aprovação da Lei de Reserva Federal forneceu ao país a provisão mais elástica de dinheiro de que necessitava. Em 1914, uma legislação antitruste estabeleceu a Comissão Federal de Comércio para proibir práticas comerciais desleais.

Mais leis vieram em 1916. Todas elas representam as principais preocupações do Partido Democrata: uma lei proibia o trabalho infantil; e outra limitava o trabalho dos ferroviários a oito horas por dia. Em virtude desta legislação e do slogan "ele nos manteve fora da guerra", Wilson venceu por margem estreita a reeleição.

Mas após a eleição, Wilson concluiu que os Estados Unidos não podiam permanecer neutros na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que assolava a Europa. Àquela altura, os alemães pareciam caminhar para a vitória, pois a Rússia, em plena Revolução de 1917, havia-se retirado do conflito permitindo que os alemães concentrassem suas forças na frente ocidental.

Em 2 de abril de 1917, ele pediu ao Congresso a declaração de guerra contra a Alemanha para tornar o mundo "seguro para a democracia".

O enorme esforço americano fez a balança lentamente pender a favor dos Aliados. Após a Alemanha assinar o armistício em novembro de 1918, Wilson foi para Paris para tentar construir uma paz duradoura: eram os "14 pontos de Wilson". O presidente esperava evitar novos conflitos mediante tratados que não humilhassem nem impusse penas exageradas aos vencidos.

Woodrow Wilson posteriormente apresentou ao Senado o Tratado de Versalhes, contendo a Convenção da Liga das Nações, e perguntou: "Ousaremos rejeitá-la e partir o coração do mundo?"

Mas a eleição de 1918 mudou a balança no Congresso a favor dos republicanos. Por sete votos o Tratado de Versalhes foi rejeitado no Senado.

O presidente, contrariando os alertas de seus médicos, realizou uma turnê nacional para mobilizar o sentimento público a favor do tratado. Exausto, ele sofreu um derrame e quase morreu. Cuidado carinhosamente por sua esposa, ele viveu até 1924.

Biografias Relacionadas


- Benjamin Harrison

Benjamin Harrison nasceu em 1833 no Estado de Ohio, onde freqüentou a Universidade Miami. Ele se mudou para Indianápolis, no vizinho Estado de Indiana, onde exerceu advocacia e fez campanha para o Partido Republicano. Na Guerra Civil, ele foi coronel...

- Harold Wilson

Especialista em Economia e desde 1945 deputado trabalhista na Câmara dos Comuns, integrou em 1947 o gabinete de Clement Attlee como ministro da Economia. Representante da ala esquerda do partido trabalhista, em 1951 demitiu-se como forma de protesto pela...

- Georges Clemenceau

Influenciado pelo socialista utópico Louis Blanqui e movido por convicções políticas anticlericais e republicanas, Clemenceau foi preso diversas vezes durante o Segundo Império. Iniciou sua carreira política e parlamentar em 1871 como deputado à Assembléia...

- Wilson Viana

Wilson Viana nasceu no dia 27 de fevereiro de 1928, no Rio de Janeiro Estudou direito e tornou-se delegado de polícia. Mas sentiu vocação para a arte de interpretar e foi escolhido para representar o Capitão Aza. Esse personagem foi criado em setembro...

- Bédy-schwimmer Rózsa Rózsika, A Rosika Schwimmer

Ativa feminista e pacifista húngara nascida em Budapeste, no Império Austro-Húngaro, que teve ativa participação no movimento sufragista de seu país e foi eleita correspondente da International Woman Suffrage Alliance, a IWSA, pelo voto feminino (1913)....