Warren G. Harding
O republicano Warren Harding nasceu no Estado de Ohio em 1865. Chegou a ser vice-governador, mas foi derrotado quando tentou ser governador do Estado. Em 1914, entretanto, Harding conseguiu se eleger para o Senado.
Na campanha pela indicação republicana à presidência, Warren G. Harding declarava: "A necessidade atual da América não é de heroísmo, mas de cura; não de remédio de charlatão, mas de normalidade; não de revolução, mas de restauração; não de agitação, mas de ajuste; não de cirurgia, mas de serenidade; não de drama, mas de moderação; não de experiência, mas de equilíbrio; não de imersão na internacionalidade, mas de sustentação de uma nacionalidade triunfante..."
Um líder democrata chamou o discurso de "um exército de frases pomposas percorrendo o cenário em busca de uma idéia". Mas a própria obscuridade do discurso de Harding foi eficaz, já que sua posição quanto a Liga das Nações permaneceu não clara.
Trinta e um republicanos notáveis asseguraram aos eleitores que votar em Harding seria votar a favor da Liga. Mas Harding interpretou sua eleição como um mandato para permanecer fora da Liga das Nações.
Por não assumir com clareza posição alguma, Harding permitiu que os eleitores acreditassem que ele defendia o que eles queriam. Talvez por isso ele venceu a eleição presidencial, com 60% do voto popular. Os republicanos no Congresso obtinham facilmente a assinatura do presidente em seus projetos de lei.
Eles eliminaram os controles de tempo de guerra e cortaram impostos, estabeleceram um sistema de orçamento federal, restauraram as tarifas protecionistas e impuseram severas limitações à imigração. Em 1923, a depressão do pós-guerra parecia começar a ceder a uma nova onda de prosperidade, e os jornais saudaram Harding como um sábio estadista.
Porém, por trás da fachada, o presidente começou a ouvir comentários de que alguns de seus amigos estavam usando suas posições oficiais para enriquecimento próprio. Harding ficou alarmado. Com aspecto abatido e deprimido, ele viajou para o Oeste no verão de 1923, levando consigo seu secretário de Comércio e futuro presidente Herbert Hoover.
"Se você soubesse de um grande escândalo em nosso governo", ele perguntou a Hoover, "pelo bem do partido e do país, você o exporia publicamente ou o encobriria?" Hoover pediu a exposição, mas Harding temia as repercussões políticas.
Ele não sobreviveu para descobrir como o público reagiria aos escândalos em seu governo. Em agosto de 1923, ele morreu em São Francisco de um ataque cardíaco.
Biografias Relacionadas
-
Calvin Coolidge
Calvin Coolidge nasceu no Estado de Vermont, em 1872, mas fez sua carreira política em Massachusetts. Filho de um lojista, ele se formou com mérito no Amherst College, e entrou para a advocacia e política em Northampton, Massachusetts.
Lentamente,...
-
Charles Gates Dawes
Dawes foi responsável pela política de mudanças sob a administração do presidente William McKinley (1897-1901), general de brigada na Primeira Guerra Mundial e responsável pelo gabinete do Orçamento, entre 1921 e 1922, do governo de Warren G. Harding....
-
Woodrow Wilson
Woodrow Wilson nasceu em 1856, na Virgínia. Seu pai foi pastor em Augusta, no Estado da Geórgia, sul do país, durante a Guerra Civil e um professor na cidade de Columbia, Carolina do Sul, durante a Reconstrução.
O jovem Woodrow sabia muito bem o que...
-
Chester A. Arthur
Chester Arthur assumiu a presidência dos Estados Unidos em julho de 1881 após a morte do titular, James Garfield. Arthur nasceu no Estado de Vermont, na região da Nova Inglaterra (norte dos EUA) em 1829.
Filho de um pregador irlandês da Igreja Batista,...
-
Thomas Jefferson
Thomas Jefferson nasceu em 13 de abril de 1743 em Albermarle County, no Estado da Virgínia. Estudou no College of William and Mary e depois ingressou na faculdade de direito. Em 1772, casou-se com Martha Wayles Skelton e a levou para viver no seu lar...