LAURA CARDOSO
(Atriz)
1927-
Laura Cardoso nasceu na Capital de São Paulo, na Bela Vista, conhecido como “Bairro do Bexiga”. Era o dia 13 de setembro de 1927. Filha, neta e bisneta de portugueses, tem orgulho de sua raça e amor por sua gente. Desde de garota, 6 anos, 7 anos, começou a brincar de fazer “teatrinho”, com as crianças, amiguinhos do bairro. Brincava descalça nas ruas, gostava da vida.
Magrinha, franzina, tinha, porém, olhos grandes e vivos. Quando estava com 14, 15 anos, pensou em entrar para o rádio. A mãe não gostou, mas o pai, com quem sempre se deu, a apoiou. E Laura foi fazer o teste na Rádio Cosmos. Seu nome, porém, que é Laurinda de Jesus Cardoso, não foi aprovado. E veio o Laura Cardoso, que ela mesma gostou. Julio Atlas percebeu o valor da garota, que desde então não deixou mais de representar.
Inteligente, viva, foi logo crescendo. E namorando. Foi para a Rádio Tupi, para a Difusora. Foi ali que conheceu Fernando Baleroni, com quem se casou e com quem teve duas filhas: Fátima e Fernando.
A televisão, para ela, aconteceu em 1952, dentro do programa “Tribunal do Coração”, escrito por Vida Alves. E, como um meteóro, Laura cresceu. Adaptou-se perfeitamente ao novo veículo de comunicação. Fez “Canção Sagrada”, fez “O Castelo do Homem Sem Alma”, fez “A Estranha Passageira” ; e passou para as novelas. Fez: “Um Lugar ao Sol”, e várias outras. Passou para a Globo. Ali sempre ganhou papéis de destaque, em novelas como: “Mulheres de Areia”, “Irmãos Coragem”, “Salsa e Merengue”, “Livre para Voar”, “Felicidade”, “Pão pão, beijo, beijo” e várias outras. Teatro, no entanto, é sua grande paixão. Ali ganhou inúmeros prêmios, fazendo: “A Herdeira”, “Vereda da Salvação”, “Vem buscar-me que ainda sou seu”, e dezenas de outros espetáculos.
Também em cinema se salientou, fazendo “Quincas Borba”, “Terra Estrangeira”.
Detentora de várias dezenas de prêmios, como melhor atriz, a garota nascida no “Bexiga”, em São Paulo, está hoje entre as três melhores atrizes do Brasil, mas continua sendo a garotinha emotiva, frágil por fora, verdadeira guerreira por dentro.
Essa é Laura Cardoso.
Biografias Relacionadas
-
Yara Lins
Seu nome artístico é Yara Lins. Seu nome verdadeiro é Orasilia Severina da Silveira. “Diferente, não ? “ É ela mesma quem diz.
Yara Lins é atriz. Foi o primeiro rosto a aparecer na tela pequena da Televisão Brasileira, no dia 18 de setembro de 1950.
E...
-
EloÍsa Mafalda
Eloísa Mafalda chama-se Mafalda Theoto, neta de italianos. Nascida em Jundiaí, interior de São Paulo, em 18 de setembro de 1924. Já nasceu alegre. Diz brincando: “Eu era infeliz e não sabia”. Na verdade, as dificuldades financeiras da família, lhe eram...
-
ClÁudio Cavalcanti
Nascido no Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro de 1940, Cláudio Cavalcanti é um ator que passou praticamente a vida toda na TV Globo. Em verdade sua carreira artística começou em teatro, em 1965, quando fez “Pluft, o Fantasminha”. Fez também cinema,...
-
Norah Fontes
Norah Fontes tem como nome civil Organdina de Souza Cardoso. Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 17 de agosto de 1910. Trabalhou em rádio, como atriz e cantora, e também em teatro. Casou-se com o ator Dario, com quem teve dois filhos: Renato...
-
Percy Ayres
Percy Ayres nasceu em 28 de janeiro de 1932, na capital paulista. Foi auxiliar de escritório, foi comerciário e começou a vida artística como redator na Rádio Cultura. Era também locutor, pois tinha ótima voz e dicção perfeita. Depois passou para as emissoras...