Graham Greene
(Escritor inglês)
02/10/1904, Berkhamsted (Inglaterra)
03/04/1991, Vevey (Suíça)
Henry Graham Greene nasceu na Inglaterra, em 1904. Aos 13 anos, vai para um colégio interno; solitário e humilhado pelos colegas, tenta o suicídio várias vezes. É então mandado para Londres, onde faz tratamento psiquiátrico por seis meses. Seu analista o encoraja a escrever e o introduz no seu círculo literário.
Em 1925, publica seu primeiro livro, de poesia. Estuda em Oxford e, em 1926, converte-se ao catolicismo por influência de sua namorada, Vivien, com quem se casaria no ano seguinte. Entre 1926 e 1930, trabalha como editor no jornal The Times, de Londres.
Seu primeiro romance, O Homem Interior, é de 1929. No mesmo ano, deixa o The Times e passa a atuar como crítico literário e de cinema no Espectator, onde fica até 1940. Durante a Segunda Guerra Mundial, trabalha para o governo inglês nos ministérios da Informação e do Exterior -e também como agente secreto. Nas décadas seguintes, continuaria a escrever ficção e exercer o jornalismo. Morre em Vevey, na Suíça, em 1991.
Greene é um dos escritores ingleses mais lidos do século 20. Publicou mais de 60 livros, entre romances, contos, peças de teatro, relatos de viagem, ensaios, roteiros de cinema e biografias.
Teve muitos de seus livros adaptados para o cinema, como Expresso do Oriente (1932) e O Terceiro Homem (1949). Entre outros livros de renome mundial, ele é o autor de O Poder e a Glória (1940), O Americano Tranqüilo (1955) e O Cônsul Honorário (1973), sem falar em Nosso Homem em Havana (1958).
Biografias Relacionadas
-
Gabriel García Márquez
Gabriel José García Márquez nasceu em 1928, em Aracataca (Colômbia), e foi criado na casa de seus avós maternos. Completou os primeiros estudos em Barranquilla e Bogotá. Chegou a iniciar o curso de direito, mas logo enveredou para o jornalismo.
Em...
-
Hippolyte-jean Giraudoux
Diplomata, romancista e escritor de peças teatrais francês nascido na vila de Bellac, criador de uma modalidade impressionista de teatro, original mas excessivamente marcada pela formação literária do autor. Estudou na École Normale Supérieure e quando...
-
Mário Vargas Llosa
Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu em Arequipa (Peru), em 1936, e passou a infância na Bolívia. De volta ao Peru, estuda direito e letras.
Em 1959 vai para Madri, onde faz doutorado em filosofia e letras. Muda-se para Paris, como redator da France...
-
Adonias Filho
Um estilo áspero e seco, em que a linguagem se reduz ao esqueleto da expressão verbal, é a marca que distingue os romances de Adonias Filho. Seu universo ficcional tem invariavelmente como palco a região cacaueira do sul da Bahia, dando vida e cor a personagens...
-
Edgar Wallace
Wallace tornou-se célebre como autor de romances policiais ambientados em Londres, ou em seus arredores, e que apresentam suspense e elementos sobrenaturais ou macabros. As suas histórias, nas quais o Bem sempre vence o Mal, transformaram o nevoeiro de...