Netsaber » Biografias

GERALDO VIETRI

(Escritor)
1930-


Geraldo Vietri era um tipo diferente. Magro, bem magro, era destituído de qualquer vaidade exterior. Sua vaidade estava dentro, no interior, na alma. Amava o que fazia de todo coração, e por isso era um líder paternalista. Seus principais atores eram seus pupilos e seus pupilos eram seus principais atores. Fazia questão de se entrosar com todos os atores, fossem eles grandes ou pequenos. Trocava com eles experiências, vida. Quando “bolava” um texto, fazia-o com fé, com ardor. Gastava todo seu dinheiro na sua produção.

Nascido em São Paulo, capital, no bairro da Mooca, em 1930, era filho de italianos, muito amoroso e ligado à família. Pelo seu temperamento e jeito de dirigir, pelo tom de comédia, pelo elenco que reunia, o “TV de Comédia” passou a apresentar um clima diferente. Não que não se levasse à sério o trabalho, até pelo contrário, visto que Vietri era um perfeccionista, mas seu gênio explosivo o fazia gritar várias vezes e até xingar os atores. Estar no “TV de Comédia” era estar numa verdadeira casa italiana. Muita extroversão, muita emoção, muito palavrão, muito amor, muita compreensão.
Vietri presenteava, Vietri castigava, Vietri fazia com suas mãos, enfeites para o cenário e adereços para os atores. Ele fazia de tudo e todos o ajudavam.

E a “família italiana”, digamos assim, foi ganhando corpo e personalidade. Era una, era coesa, era profundamente amorosa. No início eram adaptações. Exemplo: “Chica Boa”. Este foi um “TV de Comédia”, em que estavam Vida Alves, Cazarré, Amândio Silva Filho e Eduardo Abas. Era uma adaptação feita por Geraldo Vietri da peça de Paulo Magalhães.
Depois Vietri começou a escrever originais, e aí se encontrou. Sua criatividade e sua emoção não tinham fim. Uma vez disse à Vida Alves: “Gosto de escrever originais, porque é fácil demais. Sento na máquina, penso um minuto, bato a primeira palavra e depois não paro mais. Começou, vai até o fim. É só abrir a torneira e pronto. Parece que as histórias já estavam todas ali, guardadas dentro de mim”.
Geraldo Vietri começou a mostrar inquietação quanto ao gênero telenovela. Queria reformular a telenovela, ainda na TV Tupi. E surgiu seu trabalho mais profícuo. Vietri passou a retratar o que conhecia, o que vivia, o que vivenciava. Era o cronista de sua época e de seu povo.
Essa renovação aconteceu com as novelas: “Os Rebeldes” (1967-68); “Antonio Maria” (1968-69) “Nino, o Italianinho” (1969-70); “A Selvagem” (1971); “A Fábrica” (1971-72); “Vitória Bonelli (1972-73); “Meu Rico Português” (1975; “Os Apóstolos de Judas” (1976); “João Brasileiro, o Bom Baiano” (1978). Todas eram ambientadas em São Paulo.
Quando a TV Tupi fechou, em 1980, Vietri passou a escrever para a TV Globo, TV Cultura, TV Bandeirantes, TV Manchete, CNT e, por fim, ASJ (Associação Senhor Jesus), onde em parceria com a Igreja Católica, fez várias novelas de cunho religioso. Essa associação funciona em Valinhos, estado de São Paulo e possui uma rede, encabeçada pela TV Século XXI.



Biografias Relacionadas


- Gian Carlo

Bastante jovem e bonito, Gian Carlo entrou para a TV Tupi através de Geraldo Vietri, e foi em seus teatros que teve maiores chances. Apareceu nas novelas: “A Selvagem”, “Os Rebeldes”, “Antonio Maria”, “Nino, o Italianinho”. Participou ainda de vários...


- OlÍvia Camargo

Olívia Camargo nasceu em 8 de dezembro de 1940. Iniciou sua carreira na Rádio São Paulo, na capital paulista, como radioatriz em 1960, tendo participado de várias novelas de sucesso. Depois passou para a TV Record, e teve sua fase de garota-propaganda....


- Etty Fraser

Etty Fraser nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de maio de 1931. Temperamento alegre, moça inteligente, logo se interessou por teatro. Atuou tanto em cinema, como em teatro e em televisão. Apareceu em São Paulo, na TV Excelsior em 1966, participando de “Ninguém...


- Elk Alves

Nasceu em 08 de novembro de 1939, em São Paulo. Até os 16 anos esteve em teatro amador. Em 1956, porém, foi contratado pela TV Tupi de São Paulo e começou a fazer pequenos papeis nos teatros de Julio Gouveia e Tatiana Belinky. Participou logo em programas...


- Marcos Plonka

Marcos Plonka nasceu em 26 de setembro de 1939, em São Paulo, capital, no bairro de Tatuapé. É de família judia. Seus pais são da Polônia e vieram para o Brasil, logo antes da segunda Guerra Mundial. Aqui foram ser comerciantes e passaram a ser chamados...