José Ângelo Cottinelli Telmo
(Arquitecto e cineasta)
1897-1948
Nasceu em Lisboa, em 13 de Novembro de 1897;
morreu em Cascais em 18 de Setembro de 1948.
Estudou Arquitectura na Escola de Belas Artes de Lisboa, curso que completou em 1920.
No decorrer do curso colaborou com a Lusitânia-Film na produção dos filmes Malmequer e Mal de Espanha de Leitão de Barros, realizados em 1918.
Tendo construído em 1932, com A.P. Richard, o estúdio da Tobis, no bairro do Lumiar, em Lisboa, aí realizou, no ano seguinte, A Canção de Lisboa.
A Canção de Lisboa, que teve a participação de Vasco Santana, António Silva, Beatriz Costa e de Manuel de Oliveira, o conhecido realizador, foi o primeiro filme sonoro inteiramente produzido em Portugal, e tornou-se um verdadeiro modelo do humor cinematográfico português.
Mas são as suas obras arquitectónicas que o tornam verdadeiramente conhecido. No início da carreira, em 1922, realiza o Pavilhão de Honra da Exposição do Rio de Janeiro e mais tarde, em 1929, o Pavilhão português da Exposição de Sevilha. Mais tarde projectará a fábrica da Standard Eléctrica, na Junqueira, em Lisboa e mais tarde a cidade universitária de Coimbra.
Em 1940 é Arquitecto-chefe da Exposição do Mundo Português, sendo dele o plano da Praça do Império e da sua Fonte Monumental e o Monumento dos Descobrimentos, assim como a Porta da Fundação.
De 1938 a 1942 foi director da revista Arquitectos.
Morreu devido a um acidente de pesca
Biografias Relacionadas
-
Leopoldo Neves De Almeida
Estudou na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, onde posteriormente viria a lecionar Desenho e Escultura. Autor de uma vasta obra de esculturas de grande qualidade, foi um dos mais prestigiados artistas oficiais do Estado Novo. Da sua escultura de...
-
Jaime Zuzarte Cortesão
Professor de história português nascido em Ançã, conselho de Cantanhede, Portugal, radicado no Rio de Janeiro (1940-1960), onde se dedicou ao ensino universitário, para o que organizou cursos sobre a história dos descobrimentos portugueses e a formação...
-
Alberto De Sousa
Aluno da Escola de Belas Artes de Lisboa e das Escola Industriais do Príncipe Real, Rodrigues Sampaio e Machado de Castro, estudou modelo vivo no Grémio Artístico e na Sociedade Nacional de Belas Artes.
Em 1897 foi admitido no atelier de desenho industrial...
-
Vasco Santana
Freqüentou a Escola Nacional de Belas-Artes e o Conservatório Nacional, depois de interromper os estudos de Arquitetura devido ao sucesso alcançado em sua primeira atuação teatral, em 1917. Tornou-se, então, um dos mais notáveis atores cômicos portugueses,...
-
Adriano Sousa Lopes
Nasceu em Vidigal, Leiria, em 20 de Fevereiro de 1879;
morreu em Lisboa em 21 de Abril de 1944.
Diplomado pela Academia de Belas-Artes de Lisboa, foi discípulo de Luciano Freire e de Veloso Salgado, tendo sido bolseiro em Paris e ali aluno de...