Netsaber » Biografias

Francisco Franco

(Ditador espanhol)
04/12/1892, Ferrol (Espanha)
20/11/1975, Madri (Espanha)


Conservador ferrenho, Francisco Franco não era nem um pouco simpático. Até seu aliado, o nazista Adolf Hitler, disse uma vez que um encontro com ele era mais desagradável do que ter quatro ou cinco dentes arrancados.

Oficial de infantaria, Franco se destacou em campanhas na África, onde se destacou pela frieza em combate. Em 1923, no Marrocos, com o posto de tenente-coronel, assumiu o comando da Legião. E, aos 34 anos, foi promovido a general de brigada. Entre 1928 e 1931, dirigiu a Academia Militar de Saragoça.

Com a criação da República Espanhola, em 1931, foi afastado de cargos de responsabilidade. Mas, em 1933, a eleição de um governo de direita o recolocou em altos cargos do exército. Foi o mentor da brutal repressão à Revolução das Astúrias (1934) com tropas da Legião e, no ano seguinte, foi nomeado chefe do Estado-Maior Central. Em 1936, o governo da Frente Popular o enviou para as Ilhas Canárias.

Nas eleições desse ano na Espanha, os partidos de esquerda que formavam a Frente Popular saíram vitoriosos. Opositores de direita, com articulação e liderança de Franco, executaram um golpe de Estado, com apoio de diversas regiões do país. A maioria das grandes cidades e regiões industriais, por sua vez, permaneceu fiel ao governo republicano de esquerda. Com o país dividido, iniciou-se a Guerra Civil Espanhola.

Os golpistas passaram a receber ajuda da Itália fascista e da Alemanha nazista que, assim, transformaram a Espanha num local de teste para seus novos armamentos. O início da participação nazista na Guerra Civil Espanhola ocorreu em Guernica, capital da província basca, uma pequena cidade considerada símbolo da liberdade desse povo.

Numa segunda-feira, 26 de abril de 1937, a cidade foi bombardeada pelos aviões alemães da Legião Condor, colocada à disposição das forças de Franco. O ataque nazista provocou a destruição total de Guernica.

Naquele mesmo mês, Franco uniu os partidos de direita e, em janeiro de 1938, se tornou chefe de Estado e do governo. O ditador eliminou toda a resistência militar a seu governo em 1939, porém, prosseguiu com a repressão, a tortura e os fuzilamentos.

O franquismo foi um sistema político repressivo e autoritário. Até livros foram queimados. Todos os partidos políticos e reuniões (de palestras a passeatas) eram proibidos. Franco manteve-se neutro na Segunda Guerra Mundial, embora próximo dos governos nazifascistas da Alemanha e da Itália.

Apesar de isolado pela vitória dos Aliados, consolidou seu poder no país. Devido à Guerra Fria, estabeleceu relações diplomáticas com os Estados Unidos e seu governo foi reconhecido pelas Nações Unidas em 1955. Em 1966, Franco criou a Lei Orgânica do Estado (Constituição), na qual previa a volta da Monarquia. O príncipe Juan Carlos subiu ao trono após a morte do ditador, em 1975, e a Espanha foi reconduzida à democracia.

Biografias Relacionadas


- Afonso Xiii

Filho póstumo de Afonso XII, sua mãe, Maria Cristina, exerceu a regência até a sua maioridade, proclamada em 1902. Em 1906, casou-se com a princesa britânica Ena de Battenberg. Afonso XIII destacou-se na vida política espanhola das primeiras décadas do...


- Mobutu Sese Seko

Até 1972, seu nome foi Joseph-Désiré Mobutu. Antigo membro do Exército colonial belga (1948-1956), filiou-se em 1958 ao Movimento Nacionalista do Congo (MNC) de Patrice Lumumba, que o nomeou chefe do Estado-Maior do Exército, após a independência do país...


- Camillo Benso, Conde De Cavour

Político italiano nascido em Turim, de importância destacada na unificação italiana. De família ilustre e influente, cujos membros serviram à casa de Savóia como soldados e oficiais desde o século XVI. Com dez anos de idade, alistou-se na Academia...


- Raymond Poincaré

Jurista de profissão, teve papel determinante na política interna e nas relações externas de seu país durante o primeiro terço do século XX. Deputado da Câmara (1887-1903) e senador (1903-1913, 1920-1929), foi várias vezes ministro, desde 1893, e três...


- Dwight David Eisenhower

Presidente dos Estados Unidos nascido em Denison, Texas, que como comandante supremo das forças aliadas na Europa ganhou imenso prestígio durante a segunda guerra mundial. Graduado pela Academia Militar de West Point (1915), casou-se (1916) com Mamie...