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Xunzi [ou Hsün-tzu]

(sábio confucionista)
~ 290 - 220 a. C.


O terceiro grande sábio confucionista, que confiava menos que Mêncio na natureza humana e insistiu no estabelecimento de normas culturais e ritos para controlar o comportamento social. Viveu na chamada Época dos Estados Combatentes e tornou-se um dos maiores seguidores de Confúcio e desenvolveu idéias sobre a importância do fingir na atividade humana, como contraponto ao que é inato no homem. Ao contrário de outro grande e consagrado sábio que viveu no século anterior, Mêncio, também seguidor de Confucio e que muito mais otimista, defendia que a natureza humana era boa, pregava que natureza humana era má e propôs uma educação que vem do exterior para modificar o interior, pois o homem necessitaria de uma influência externa para poder chegar ao bem. Não negava que qualquer um pode chegar a ser nobre de espírito, mas acreditava que as possibilidades de que isso acontecesse eram poucas. Atribuiu muita importância à organização da sociedade, à necessidade de seguir os ensinamentos dos sábios antigos sem os questionar, à sistematização da doutrina e à repressão dos desvios. Seu legalismo fundamentou as perseguições desencadeadas durante os 15 anos em que a dinastia Qin ou Chin, fundadora do império chinês, esteve no poder (221-207 a. C.). O imperador Shi Huangdi, ou Shih Huang-ti, ordenou a queima dos clássicos sagrados (213 a. C.), à exceção dos ensinamentos técnicos e do Livro das mutações (Yi jing), para extinguir a tradição feudal. Muitos confucionistas, que conheciam os textos sagrados de memória, foram assassinados nesse intento de destruição.

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