Mori Rintaro, o Mori Ogai
( mais importante médico e literato japonês )
1862 - 1922
O mais importante médico e literato japonês do século XIX, nascido em Tsuwano, cujo trabalho englobou quase todos os problemas da cultura japonesa moderna, personificando a época em que viveu. Filho mais velho de um físico que trabalhava para o senhor do han de Iwami. Com seis anos de idade, aprendeu a ler textos chineses, com oito anos estudou alemão e com dez anos foi para Tóquio estudar sob a orientação do professor Nishi Amane, com quem havia aprendido alemão. Aos 15 anos de idade, ingressou na Escola de Medicina de Tóquio, onde de graduou (1881). Tornou-se médico na corporação de medicina do exército japonês (1882) e foi enviado à Alemanha para estudar higiene (1884), período em que passou por uma forte influência cultural do Ocidente. Estudou nos laboratórios de Pettenkoffer e Koch, os fundadores da higienização moderna e da bacteriologia, respectivamente, e representantes dos maiores avanços da medicina mundial da época e retornou ao Japão (1888). No Japão, fundou (1889) duas revistas de medicina, a Eisei shinshi, sobre higiene, e Iji shinron, sobre medicina, onde defendeu vigorosamente a medicina da ciência médica empírica do praticada no ocidente, contra a medicina tradicional da China e do Japão. Na literatura dedicou-se a traduções de exemplares da moderna literatura européia que exerceram grande influência no universo literário do período Meiji. Publicou (1889) uma coleção de poesias traduzidas, denominada Omokage, considerada a primeira antologia poética em língua japonesa de influência ocidental, e fundou a influente revista literária Shiragami-zoshi (1889). Também neste ano casou-se com a filha de um poderoso oficial do exercito, abdicando de uma paixão européia por causa das pressões da tração familiar nipônica. Foi um notável poeta lírico, com destaque para coleção de cem poemas Waga hyakushu (1909), contendo principalmente poemas de amor. Também escreveu romances históricos e uma série de biografias de professores do período Tokugawa, especialmente nos últimos anos de sua vida, como as de Shibui Chusai (1916), Izawa Ranken (1916-1917) e Hojo Katei (1917). Faleceu em Tóquio, deixando uma obra caracterizada pela preocupação em misturar medicina e literatura japonesas e européias sem prejuízos das raízes tradicionais.
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