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Gabriel Urbain Fauré

(Compositor e organista francês )
1845 - 1924


Compositor e organista francês nascido em Pamiers, Ariège, organista em La Madeleine, Paris (1896), e diretor do Conservatoire (1905-1920) e cujo gosto refinado influenciou os modernos compositores franceses. Suas habilidades musicais manifestaram-se desde a infância e quando foi convidado pelo compositor suíço Louis Niedermeyer para integrar sua escola como pupilo. TAmbém foi aluno de piano de Camille Saint-Saëns na escola Niedermeyer, foi organista da igreja de Saint-Sauveur em Rennes (1866), depois na Madeleine, em Paris. Foi nomeado professor de composição do Conservatório de Paris (1896), do qual foi, em seguida, diretor (1905-1920) e onde teve alunos ilustres como Ravel, Aubert, Koechlin, Dukas, Schmitt etc. Escreveu óperas e outras peças orquestrais como Ballade (1881), Pavane (1887) e Messe de Requiem (1887-1890), sua obra prima, Le Jardin Clos (1915-1918), no ciclo de lieder, e a suíte Masques et bergamasques (1919) e morreu em Paris. Sua atividade criadora foi caracterizada por uma música densa e de profunda delicadeza, que exerceu influência importante sobre a moderna música francesa. Foi um romântico descendente de Schumann e Chopin, identificado com a melhor tradição da música francesa, inclusive com a requintada arte de César Franck, embora independente do franckismo. Deu preferência aos gêneros que os operistas tinham banido, como a música de câmara e ao lied, poema estrófico, geralmente sentimental e destinado ao canto ou canção escrita sobre um desses poemas, com poesia simbolista. Mestre no campo da canção e da música de câmara, fiel à forma, foi o maior compositor de lieder de toda a França, entre os vários ciclos de lieder destacaram-se o ciclo de nove melodias sobre textos de Verlaine, A boa canção (1891-1892), a Canção de Eva (1907-1910), O jardim fechado (1915-1918), com versos de Charles van Lerbeghe.

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