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Martin Scorsese

(Diretor de Cinema)
17 de Novembro de 1942, Queens, Nova York.



Críticos e estudiosos do cinema chamam-lhe de "o maior realizador americano vivo"; vários dos seus filmes ocupam lugar de destaque nas listas dos melhores filme do “American Film Institute” e na lista dos 250 melhores da “Internet Movie Database”. Embora seja alvo de grande admiração, e um dos nomes mais reconhecidos da indústria cinematográfica americana, nunca ganhou nenhum Óscar, sendo sempre considerado o grande "injustiçado" da cerimônia.

Scorsese queria ser padre, e muitos dos seus filmes trazem o seu selo da sua devoção católica. Muito cedo foi atraído pelo mundo mágico do cinema. Scorsese admitiu sua obsessão pelo cinema no documentário de 3 horas e 45 minutos que realizou em 1995, chamado “ A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies” ("Uma jornada pessoal com Martin Scorsese pelo cinema americano").

Scorsese frequentou a escola de cinema da Universidade de Nova Iorque; fazia filmes curtos, um dos quais – “The big shave” – ficou famoso na altura. O seu primeiro “filme a sério” – “Who´s that knocking at my door” com o seu colega de escola Harvey Keitel, e a partir daí tornou-se conhecido dos chamados “movie brats” da anos 70: Francis Ford Coppola, George Lucas e Brian de Palma. Foi Brian de Palma que o apresentou a Robert de Niro, de quem se tornou amigo íntimo, tendo trabalho juntos em vários projetos.

Em 1972 dirigiu “Boxcar Bertha” para o famoso produtor de filmes B, Roger Corman que também tinha dado a primeira oportunidade a Coppola. “Boxcar Bertha” ensinou Scorsese a fazer filmes baratos e depressa, preparando-o para o seu primeiro filme com de Niro, Mean streets. Aclamado pela crítica, “mean streets” foi o pontapé de saída para Scorsese e de Niro. A actriz Ellen Bustyn, escolheu Scorsese para dirigir o filme Alice doesn’t live here anymore em 1974, pelo qual ganhou o Óscar de melhor actriz. Em 1976, Scorsese deixou o mundo do cinema de boca aberta com Táxi driver. O filme é protagonizado por Robert de Niro e Jodie Foster, que têm performances brilhantes, num retrato considerado dos mais violentos e crus sobre a vida em Nova Iorque alguma vez levado à tela. Cinco anos mais tarde, Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos, foi quase assassinado por um jovem que justificou o seu acto com a obsessão que sentia pela personagem de Jodie Foster neste filme.

Taxi driver recebeu quatro nomeações para os óscares, incluindo o de melhor filme, e encorajou Scorsese a avançar para o seu primeiro projecto arrojado, New York, New York. Este tributo musical à cidade natal de Scorsese, resultou num enorme falhanço/fracasso de bilheteira/bilheteria, e a má recepção que teve levou Scorsese a uma depressão nervosa; mesmo assim conseguiu a inspiração para realizar o que será provavelmente o melhor filme de rock, The last waltz, que documenta o último concerto dos The Band em 1978. Em 1978 fez também um outro documentário chamado “American boy”. Convencido de que não faria mais nenhum filme, devido ao seu estado de saúde precário, colocou todas as suas energias na realização de Raging bull; amplamente reconhecido como sendo uma obra-prima, o filme recebeu oito nomeações para os óscares, incluindo as de “melhor filme”, “melhor actor” (Robert de Niro) e pela primeira vez, a de “melhor realizador”. Robert de Niro ganhou, mas Scorsese perdeu para o primeiro filme de Robert Redford. Isto manteve Scorsese na produção de filmes, mas sem um grande êxito de bilheteira, teve que continuar a lutar para os conseguir realizar.

Até meio dos anos 80 Scorsese fez mais três filmes “menores”, The king of comedy, After hours e The color of money. O último era protagonizado por Paul Newman e Tom Cruise, e deu a Newman o seu primeiro Óscar como actor principal, assim como deu a Scorsese a segurança para iniciar um projecto que há muito lhe era querido, The last temptation of Christ A Última Tentação de Cristo.

Scorsese filmou The last temptation of Christ com um pequeno orçamento, sabendo que o filme seria controverso e que por isso não lhe traria grandes dividendos comerciais. No entanto, nada lhe fazia prever o furor que o filme causaria: grandes protestos nacionais (incluindo alguns a favor), nunca antes vistos por causa de um filme. Scorsese recebeu a sua segunda nomeação para melhor realizador, que no entanto viria a perder para Barry Levinson. O apoio que lhe foi dado por importantes figuras políticas, impediu que ele se tornasse num proscrito em Hollywood, e deu-lhe o ímpeto para filmar Goodfellas, que se tornou no seu filme mais visto de sempre e provavelmente no seu maior êxito de bilheteira.

Com “Goodfellas”, Scorsese retornava à sua nativa Nova Iorque, e voltava a trabalhar com Robert de Niro e Joe Pesci. Este filme sobre a vida de um gangster, foi considerado o melhor filme sobre a máfia desde Godfather de Coppola, e assegurou a Scorsese um lugar entre os melhores realizadores de sempre. Conseguiu com ele a sua terceira nomeação, mas mais uma vez perdeu para um estreante, desta vez Kevin Costner.

Seguidamente dirigiu um “remake” do thriller de 1963 Cape fear, que provou a Hollywood que Scorsese era capaz de conseguir um êxito de bilheteira. No entanto os seus projectos continuavam a ser mais virados para a aclamação pela crítica: A Época da Inocência, no qual dirigiu Michelle Pfeiffer, Winona Ryder e, pela primeira vez, Daniel Day-Lewis; e Kundun, considerado seu trabalho menos "hollywoodiano". Continuou envolvido nos filmes durante os anos 90, com pequenas aparições como actor em filmes como “Quis show” e “Search and destroy”, e ajudando à revelação de novos talentos. Revisitou “Taxi driver” com “Bringing out the dead”, enquanto a crítica disse que Casino era o retorno de “Goodfellas”

A produção de “Gangues de Nova Iorque”, em 2002, foi vista como a sua aventura mais arriscada até à altura. Filmado originalmente para ser lançado no Inverno de 2001 (para se qualificar para a nomeação dos óscares), Scorsese adiou a produção final até ao início de 2002; consequentemente, o estúdio adiou-o quase um ano para ser apresentado na época seguinte dos óscares. Com um orçamento de mais de 100 milhões de dólares, este foi o trabalho mais dispendioso de Scorsesee. As críticas ao filme foram moderadamente positivas. Em Fevereiro de 2003 “Gangs of New York” recebeu dez nomeações para os óscares; recebendo a sua quarta nomeação para melhor realizador, muitos pensaram que seria desta vez que Scorsese levaria o óscar, mas , em vez disso foi Polanski quem levou o troféu.

Scorsese foi um dos editores do filme Woodstock. Tal como Coppola, James Cameron, “John Sayles” e outros, Scorsese começou a sua carreira como realizador trabalhando em filmes de baixo orçamento com Roger Corman.

Scorsese é o presidente da Film Foundation, uma organização não lucrativa dedicada à preservação dos filmes mudos.

2006 - Departed, The
2004 - O aviador (Aviator, The)
2002 - Gangues de Nova York (Gangs of New York)
1999 - Vivendo no Limite (Bringing out the dead)
1997 - Kundun (Kundun)
1995 - Cassino (Casino)
1993 - A Época da Inocência (The age of innocence)
1991 - Cabo do medo (Cape Fear)
1990 - Os Bons Companheiros (Goodfellas)
1989 - Contos de Nova York (New York Stories)
1988 - A Última Tentação de Cristo (The last temptation of Christ)
1986 - A Cor do Dinheiro (The color of money)
1985 - Depois de Horas (After hours)
1983 - O rei da comédia (The king of comedy)
1980 - Touro Indomável (Raging Bull)
1978 - O último concerto de rock (The Last Waltz)
1977 - New York, New York (New York, New York)
1977 - American Boy
1976 - Taxi Driver - Motorista de Táxi (Taxi Driver)
1974 - Alice Não Mora Mais Aqui (Alice doesn't live here anymore)
1973 - Caminhos Perigosos (Mean Streets)
1972 - Sexy e Marginal (Boxcar Bertha)
1970 - Street Scenes (Curta-Metragem)
1968 - Who's That Knoking At My Door (Curta-Metragem)
1967 - The Big Shave (Curta-Metragem)
1964 - It's Not Just Murray (Curta-Metragem)
1963 - What's a Nice Girl Like You Doing In a Place Like This (Curta-Metragem)


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