Zachary Taylor
Os Estados Unidos cvaminhavam rapidamente pra uma crise após a conquista dos territórios do Texas, Califórnia, Novo México e Oregon, durante a gestão do democrata James Polk. Os Estados que compunham o país, divididos entre escravocratas e não-escravocratas - sul e norte - exigiam que os novos territórios seguissem a política que praticavam.
Nascido no Estado da Virgínia em 1784, ele foi criado em uma plantação do Kentucky, Estado vizinho. Um oficial de carreira do Exército, passou a residir em Baton Rouge, no Estado da Louisiana, e se tornou proprietário de uma plantação no Estado do Mississippi - todos no sul dos EUA).
Mas Taylor não defendia a escravidão nem a secessão do Sul. 40 anos no Exército o tornaram um forte nacionalista. Ele policiou fronteiras contra os índios e venceu batalhas contra o México.
Os modos simples do "Old Rough and Ready" (velho grosso e pronto para a briga) eram capitais políticos. Seu longo histórico militar tinha apelo junto aos nortistas; o fato de possuir 100 escravos atraía os votos dos sulistas. Ele não tinha se comprometido em questões problemáticas.
Os whigs o indicaram para concorrer contra o candidato democrata, Lewis Cass, que era favorável a deixar os moradores dos territórios decidirem sozinhos se queriam ou não a escravidão.
Em protesto contra Taylor e Cass, os nortistas que eram contra a extensão da escravidão aos territórios formaram o Free Soil Party (Partido do Solo Livre) e indicaram o ex-presidente democrata Martin Van Buren (1837-1840). Na apertada eleição de 1848, o Free Soil Party tirou votos suficientes de Cass para que Taylor fosse eleito presidente.
Alguns Estados sulistas ameaçavam secessão. Já presidente, Zachary Taylor estava disposto a manter a União por meio das forças armadas e não por meio de acordos.
Tradicionalmente, as pessoas podiam decidir se queriam ou não a escravidão quando elaboravam as novas Constituições estaduais. Portanto, para encerrar a disputa em torno da escravidão em novas áreas, o presidente Taylor pediu ao Novo México e à Califórnia que redigissem Constituições e pedissem a condição de Estado, saltando o estágio de território.
Os sulistas ficaram furiosos, já que era improvável que a Constituição de algum dos dois Estados fosse permitir a escravidão; os membros do Congresso Nacional, de onde os sulistas esperavam leis escravagistas, ficaram alarmados, já que sentiram que o presidente estava usurpando suas prerrogativas de elaboração de políticas.
Além disso, a solução de Taylor ignorou várias questões paralelas sérias: a irritação do Norte com o mercado de escravos que operava no Distrito de Colúmbia (onde fica Washington, capital do país); e as exigências do Sul de uma lei mais severa para os escravos fugitivos.
No início de 1850, Taylor realizou uma conferência com os líderes do Sul que ameaçavam secessão. Ele disse a eles que quem for "pego em rebelião contra a União será enforcado... com menos relutância com que foram enforcados os desertores e espiões no México". Ele nunca cedeu.
Então os eventos sofreram uma reviravolta inesperada. Após participar das cerimônias de 4 de julho no Monumento de Washington, Taylor passou mal. Cinco dias depois ele estava morto. Após sua morte, as forças do compromisso triunfaram, mas a guerra que Taylor estava disposto a enfrentar ocorreu 11 anos depois. Nela, seu único filho, Richard, serviu como general no Exército Confederado.
Biografias Relacionadas
-
James K. Polk
O democrata James Polk foi o presidente americano responsável pela expansão do país rumo ao oeste, com as aquisições dos teritórios do Oregon, adquirido mediante negociações com a Inglaterra, do Novo México e da Califórnia - estes após guerra com os pobres...
-
Franklin Pierce
Franklin Pierce, o quarto presidente democrata dos EUA, nasceu em Hillsborough, no Estado New Hampshire, região da Nova Inglaterra, no nordeste do país. Freqüentou a Bowdoin College, estudou direito e entrou para a política. Seu primeiro cargo público...
-
John Tyler
John Tyler, o primeiro vice-presidente que assumiu o posto máximo do país devido à morte de seu titular, reproduz a biografia dos primeiros presidentes norte-americanos. Nasceu no Estado da Virgínia, em 1790, freqüentou o College of William and Mary e...
-
James Buchanan
James Buchanan, foi o único presidente americano solteiro. Ele nasceu no Estado da Pensilvânia, no nortdeste do país. Formou-se em direito pela Dickinson College. Era alto, altivo e rigidamente formal com o colarinho alto que usava em volta de sua papada.
Teve...
-
Abraham Lincoln
Abraham Lincoln nasceu em 1809 no Estado de Kentucky, no sul dos Estados Unidos. Filho de um homem da fronteira, teve que lutar para sobreviver, com esforços para estudar enquanto trabalhava em uma fazenda e dirigia uma loja em Illinois.
Lincoln foi...